Economia Bárbara

Seu Bolso

Investidores receiam Warren na Casa Branca: saiba quem pode concorrer contra Trump

Eleições americanas, agendadas para 3 de novembro, são principal risco político que o mercado financeiro enfrenta neste ano; veja quem são os pré-candidatos democratas que podem enfrentar o atual presidente na corrida presidencial dos EUA

Bárbara Leite

Publicado

em

As eleições presidenciais dos EUA, agendadas para 3 de novembro, são o principal risco político que os investidores enfrentam neste ano, em que a maioria receia que a pré-candidata democrata Elizabeth Warren chegue à Casa Branca, disse James McCormack, diretor de ratings soberanos e supranacionais da Fitch Ratings em um evento da agência em Londres na última quarta (8).

McCormack refere que muitos dos investidores que a agência de ratings contatou disseram estar “muito preocupados” com o potencial de “alterações significativas” nas políticas por parte de uma presidência Warren.

Entre os planos mais conhecidos da possível candidata, estão a criação de um imposto sobre fortunas, o cancelamento da dívida dos estudantes e o desmembramento das grandes empresas tecnológicas.

Leia também: Ibovespa deve chegar aos 150 mil pontos em 2020, estimam analistas e gestores

Warren é um dos pré-candidatos democratas que podem concorrer contra o atual presidente Donald Trump, que vai tentar a reeleição em novembro.

Veja quem é Elizabeth Warren e os restantes potenciais opositores de Trump à eleição presidencial americana em 2020, segundo Felipe Berenguer, analista político da Levante Investimentos.

Elizabeth Warren, 70

Elizabeth Warren é senadora pelo Estado de Massachusetts e também professora de Harvard.-Foto: Reprodução

Elizabeth Warren é senadora pelo Estado de Massachusetts e também professora de Harvard. A senadora é considerada uma mulher de ideias firmes para o governo – não à toa, já que prega por uma “mudança grande e estrutural” nos EUA. Já apresentou diversos planos – detalhados ­– para diferentes áreas do governo, como a economia. Seu slogan é: “I have a plan for that”, algo como “Eu tenho um plano para isso”. Warren faz parte da ala mais “radical” dos democratas. Toca muito em assuntos como inequidade de impostos, entre outros temas relacionados à desigualdade. Já anunciou que pretende criar um imposto sobre fortunas. Tem uma quantidade expressiva de votos, mas por fazer parte da ala mais à esquerda do partido tem dificuldade de angariar todos os votos necessários para disparar na liderança das primárias.

Joe Biden, 77 anos

Joe Biden, pivô do impeachment de Trump, foi vice-presidente nos governos Obama-Foto: Reprodução

Biden foi vice-presidente nos governos Obama e senador pelo Estado de Delaware. Foi o pivô do atual processo de impeachment contra Trump, aprovado pela Câmara americana. Os deputados aceitaram a alegação de que Trump usurpou o poder para reter assistência militar e pressionar a Ucrânia a investigar Biden e seu filho, Hunter, advogado de uma empresa ucraniana de energia.

É um político bastante experiente e já disputou a Presidência em outras duas ocasiões – esta, segundo ele, é a sua última tentativa. Biden é um democrata pragmático e tem facilidade no diálogo com a classe trabalhadora americana. Ainda mais, por conta de sua proximidade com Obama, atrai votos de parte do eleitorado negro e democrata. Pelas pesquisas, é o atual favorito para enfrentar Trump.

Bernie Sanders, 78

Bernie Sanders é senador por Vermont; na pesquisa divulgada nesta 6ª, lidera a primeira primária democrata, em Iowa-Foto: Reprodução

Bernie Sanders é atualmente senador pelo Estado de Vermont. Já foi deputado pelos democratas. O senador se autodescreve como um socialista democrático e defende medidas bastante progressistas, como ensino superior gratuito e universal. Nas últimas eleições, foi o grande concorrente de Hillary Clinton nas primárias. Sanders faz parte da ala mais à esquerda do partido, por isso esbarra na mesma dificuldade de Warren. Ainda assim, é um dos candidatos fortes. Na pesquisa divulgada nesta sexta (10), Sanders aparece como favorito para ganhar as primárias (uma espécie de eleições internas do partido) no Estado do Iowa, o primeiro a ter eleições primárias, em 3 de fevereiro. Historicamente, quem vence as primárias dos democratas por lá é escolhido candidato.

Pela pesquisa para Iowa:

Sanders: 20% das intenções de voto
Warren: 17%
Buttigieg: 16%
Biden: 15%
Bloomberg: 1%

Pete Buttigieg, 37

Pete Buttigieg é prefeito de South Bend e veterano das Forças Armadas americana-Foto: Reprodução

Pete Buttigieg é prefeito de South Bend, no Estado de Indiana, veterano das Forças Armadas americanas e abertamente gay. Pete é o pré-candidato mais novo e ventila sua campanha com base nisto: promete trazer uma nova era para a política americana. Pete é considerado do campo mais moderado entre os democratas e foca em assuntos como oportunidades de trabalho, mudanças climáticas e pautas identitárias. Para Iowa, Pete chegou a ser o favorito com 26% das intenções de votos.

Michael Bloomberg, 77

Michael Bloomberg é ex-prefeito de Nova York e dono da agência de notícias Bloomberg-Foto: Reprodução

Michael Bloomberg é ex-prefeito da cidade de Nova York, bilionário e dono da agência de notícias Bloomberg. O empresário é o nono homem mais rico do mundo, segundo a lista de 2019 da Forbes, dono de uma fortuna avaliada em US$ 55,5 bilhões. Ele entrou recentemente na corrida presidencial por entender que não havia um candidato “ao centro” com condições de derrotar Trump nas eleições. Voltou para o partido democrata, após ser prefeito de Nova York por quase uma década (2002 a 2013). Nesse mesmo sentido, disse rever suas posições com relação à política de “stop-and-frisk” – de revista ostensiva da polícia pelas ruas da metrópole – que apoiou e adotou em sua gestão. Bloomberg sempre desejou lançar-se à Presidência e, agora, entra na briga um pouco tardiamente. Por conta de posições mais orientadas ao mercado, é considerado da ala conservadora dos democratas.

*Com Dow Jones

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas