Economia Bárbara
  

Dicas Bárbaras

Tirou o colega ‘mala’ ou o chefe no amigo secreto? Veja dicas para não errar no presente

Confira cuidados para não cometer gafes na troca de presentes da empresa

Bárbara Leite

Publicado

em

Uma das regras básicas do amigo oculto é se não gostar do presente faça a famosa "cara de paisagem"–Foto: Reprodução

Natal e fim de ano chegando e muitos funcionários de empresas já estão ficando tensos com o tradicional amigo secreto, também conhecido como amigo oculto ou invisível, por não saberem se compram algo caro ou barato ou que presente escolher se tiraram o chefe ou aquele colega “mala”, que reclama de tudo.

Apesar da missão de escolher um presente para um colega ou chefe ser difícil há algumas regras básicas que, se forem seguidas, podem dar tranquilidade para não se errar na hora da troca de presentes da firma.

As dicas começam já na hora do sorteio. Se você topou participar, não faça cara feia se tirou alguém que não gosta nem produza comentários maldosos do tipo “Putz!”.

Depois lembre-se que o objetivo do amigo secreto é a confraternização e a troca de lembranças. Presentes pessoais são dados em ocasiões diferenciadas. 

Procure as famosas lembrancinhas neutras, como, por exemplo, um vale-presente, chinelos, canecas decoradas, cadernos diferentes, chocolates, camiseta básica, livros, artigos de decoração ou kits de bebidas.

Não se deve dar bebida para quem segue alguma religião que não bebe ou chocolate para diabético, por exemplo.

Jamais ofereça perfume ou roupa íntima. É muito pessoal. Cheiro é algo muito particular. E também não escolha dar algo com perfume muito marcante se não conhece muito bem a pessoa.

Se for estipulado um valor máximo, não fuja do limite, nem se o sorteado for o seu chefe.

Cuidado com tamanhos. Mulheres se melindram com isso facilmente. Se tirou alguém que usa tamanhos grandes, escolha outra coisa. Se acha que pode errar no tamanho, mude de ideia.

Pesquise: mesa do escritório e redes sociais

Se não houver lista de sugestões e o profissional não tiver intimidade com a pessoa sorteada, uma orientação é observar a mesa de seu amigo secreto para saber qual o seu estilo. Outra dica é pesquisar a pessoa nas redes sociais, e verificar o que ela gosta, como algum hobbie ou tema de seu interesse.

Nunca se deve perguntar para outras pessoas o que oferecer porque sempre há o risco dessa pessoa vazar quem você tirou e aí a graça da brincadeira acaba.

Caso a pessoa queira dar um presente extra ou agrado a algum colega em especial, o melhor é entregá-lo pessoalmente em outra ocasião para não constranger o grupo.

Caiu com o chefe

Para quem teme o amigo secreto, tirar o chefe pode se transformar no cúmulo do azar. No entanto, não é necessário ficar preocupado em dar algo muito caro para agradar o seu gestor caso ele seja sorteado.

A primeira regra é não dar um presente que custe mais do que o valor estipulado no início da brincadeira: siga o valor que foi definido, assim você não é taxado de “puxa-saco”.

Livros, agenda, porta-retratos, vinhos e objetos que possam ser utilizados no escritório são os produtos mais indicados.

Na hora da brincadeira

A ideia da brincadeira é confraternizar e não envergonhar o coleguinha, certo? Então na hora de fazer a descrição do amigo secreto, foque nos pontos positivos da pessoa. Deve se evitar os detalhes físicos.

Insultos e brincadeiras pedindo promoção ou aumento também devem ser esquecidos, já que podem criar situações constrangedoras.

Se não gostar do presente, disfarce, faça “cara de paisagem”, se der para trocar o presente, faça isso. Não comente com seus colegas, apenas com sua família ou amigos fora do ambiente de trabalho.

Ao entregar seu presente para o seu amigo secreto, se houver a possibilidade de troca, já o avise e liberte a pessoa da culpa.

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas