Economia Bárbara

Dicas Bárbaras

Veja 10 dicas para economizar na ceia de Natal

O Economia Bárbara compilou várias orientações, que podem render uma ótima refeição na data festiva gastando menos

Redação

Publicado

em

Pesquisar preços e pedir ajuda à família para colaborar são recomendações para uma ceia de Natal mais barata–Reprodução

Com a chegada da festas de fim de ano, muitos consumidores já estão em busca de produtos para preparar a ceia de Natal. Para ajudar nesta tarefa, o Economia Bárbara compilou 10 dicas, algumas delas listadas pelo Procon-SP, que podem render uma ótima refeição gastando menos.

Para começar, é importante fazer uma lista de produtos e não sair dela. Pesquisar preços com antecedência e pedir para a família ajudar a pagar a conta são algumas das orientações para fazer uma ceia mais econômica. Veja dicas abaixo. 

Dicas para uma ceia mais barata

1. Pesquise preços

Pesquisar e comparar preços dos itens antes de realizar a compra é recomendado para se evitar pagar mais caro

2. Planeje cardápio e evite compras por impulso

Recomenda-se planejar o cardápio, listando os alimentos, bebidas e ingredientes para o preparo. Isso ajuda a evitar compras desnecessárias e por impulso.

3. Veja data de validade

Na hora da compra, é importante ler as embalagens e rótulos dos produtos, observando características, condições de conservação e informações nutricionais, além da data de validade.

4. Aproveite promoções e guarde folhetos

As promoções divulgadas pelos estabelecimentos comerciais devem ser cumpridas, por isso é aconselhável guardar os folhetos e anúncios publicitários que comprovem as ofertas.

5. Substitua alimentos e marcas

Produtos tradicionais como o panetone podem ser comprados nas padarias dos supermercado ou feitos em casa, por exemplo, em vez de ser o da marca mais cara.

Outros itens também podem ser trocados: leite condensado, creme de leite, gelatina e leite, entre outros. É possível trocar a marca sem perder a qualidade. Também a refeição principal pode ser alterada: O tender está caro? Veja o preço do frango.

6. Não espera os sinos para ir às compras

Faça as compras no supermercado com antecedência. Assim dá mais tempo para pesquisar e aproveitar melhor os descontos

7. Calcule a quantidade certa

Na hora de comprar comidas, calcule a quantidade certa pelo número pessoas participantes da ceia de Natal. Evite o desperdício!

8. Dê preferência para itens a granel

A dica aqui é dar preferência para itens a granel que estejam mais em conta. Evite comprar uma bandejinha de nozes descascadas ou frutas embaladas.

9. Divida a conta

Dividir a conta com a família também sai mais barato. Prefira fazer a ceia em conjunto, cada um leva um prato, uma bebida ou alguma coisa que seja necessária.

10. Evite parcelamento

 Você não quer ficar pagando as compras da ceia de Natal no próximo ano, não é? Por isso, não parcele os pagamentos em mercados e outras lojas. Lembre-se que no início do ano, gastos com o IPTU, IPVA e material escolar serão necessários e o acúmulo de parcelas pode levar ao descontrole financeiro. Por isso, opte por começar o ano sem despesas por conta das festas.

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas