Lista da ABF é liderada pelo O Boticário, seguido pelo McDonald’s e a AM/PM, loja de conveniência dos postos de combustíveis Ipiranga; ranking de 2019 tem nove estreantes e alta de 9% no número de novas unidades ante o ano anterior
Levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra a lista das 50 maiores redes de franquias no país em 2019, com O Boticário liderando o ranking, somando 3.806 unidades espalhadas no Brasil. Na segunda colocação está o McDonald’s, com 2.459 operações, e em terceiro, a rede AM/PM, de loja de conveniência da postos de combustíveis Ipiranga, do grupo Ultra (UGPA3).
A quarta posição foi mantida pela Cacau Show, com 2.322 operações, e na 5ª colocação também se manteve a Subway, com 1.864 unidades.
Ingressando na lista das dez maiores franquias no Brasil, a Acqio (Comunicação, Informática e Eletrônicos) avançou do 15º para o 6º lugar, saltando de 1.114 para 1.703 unidades.
O 7º lugar ficou com a marca Lubrax+ (Serviços Automotivos), que voltou a figurar na lista das 50 maiores e totalizou 1.643 unidades.
A rede Kumon (Serviços Educacionais) vem a seguir, na 8ª posição, com 1.563 operações. Outra representante do segmento de Serviços Automotivos, a Jet Oil ficou em 9º lugar, com 1.491 unidades e, fechando as Top 10, a rede de agência de viagens CVC (CVCB3), com 1.414 pontos de venda.
Números de unidades crescem 9%; 45 marcas são brasileiras
De acordo com o estudo, o volume de unidades das 50 maiores aumentou 9% no último ano, dois pontos percentuais a mais do que em 2018, quando foi de 7%.
O número mínimo para figurar entre as Top 50 do franchising brasileiro subiu 7%, de 301 para 321 operações.
Também aumentou o número médio de unidades por marca, que passou de 861 em 2018 para 897 no ano passado.
Dentre as maiores de 2019, o número de redes com mais de mil unidades se manteve em 17, como em 2018, ante 14 no ano anterior.
Das marcas participantes, 45 são de origem brasileira. Entre os segmentos, o levantamento evidenciou, ainda, que o segmento de Serviços e Outros Negócios ampliou duas vezes sua participação na lista, o mesmo número das redes de Moda.
Para André Friedheim, presidente da ABF, “esse levantamento confirma mais uma vez que o franchising brasileiro avança de forma contínua, segura, com redes cada vez mais maduras e com boas práticas de gestão “.
Marcas que mais cresceram
Na lista como um todo, as marcas que mais alçaram posições foram Help! Loja de Crédito (do 40º para o 24º lugar), Piticas Moda Criativa (de 46º para 33º), Acqio (de 15º para 6º), Burger King Brasil (de 19º para 14º) e Óticas Carol (de 13º para 11º).