Economia Bárbara
  

Listas

Veja as 50 maiores franquias no Brasil

Lista da ABF é liderada pelo O Boticário, seguido pelo McDonald’s e a AM/PM, loja de conveniência dos postos de combustíveis Ipiranga; ranking de 2019 tem nove estreantes e alta de 9% no número de novas unidades ante o ano anterior

Redação

Publicado

em

Franquias: no ranking de 2019, para figurar no Top 50, redes têm, no mínimo, 321 unidades–Foto: Reprodução

Levantamento da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra a lista das 50 maiores redes de franquias no país em 2019, com O Boticário liderando o ranking, somando 3.806 unidades espalhadas no Brasil. Na segunda colocação está o McDonald’s, com 2.459 operações, e em terceiro, a rede AM/PM, de loja de conveniência da postos de combustíveis Ipiranga, do grupo Ultra (UGPA3).

A quarta posição foi mantida pela Cacau Show, com 2.322 operações, e na 5ª colocação também se manteve a Subway, com 1.864 unidades.

Leia também: Líder em microfranquias quer trazer negócio do Alasca e testa área de casamentos

Ingressando na lista das dez maiores franquias no Brasil, a Acqio (Comunicação, Informática e Eletrônicos) avançou do 15º para o 6º lugar, saltando de 1.114 para 1.703 unidades.

O 7º lugar ficou com a marca Lubrax+ (Serviços Automotivos), que voltou a figurar na lista das 50 maiores e totalizou 1.643 unidades. 

A rede Kumon (Serviços Educacionais) vem a seguir, na 8ª posição, com 1.563 operações. Outra representante do segmento de Serviços Automotivos, a Jet Oil ficou em 9º lugar, com 1.491 unidades e, fechando as Top 10, a rede de agência de viagens CVC (CVCB3), com 1.414 pontos de venda.

Números de unidades crescem 9%; 45 marcas são brasileiras

De acordo com o estudo, o volume de unidades das 50 maiores aumentou 9% no último ano, dois pontos percentuais a mais do que em 2018, quando foi de 7%. 

O número mínimo para figurar entre as Top 50 do franchising brasileiro subiu 7%, de 301 para 321 operações. 

Leia também: Chiquinho Sorvetes tem um dos melhores anos da história e acelera internacionalização

Também aumentou o número médio de unidades por marca, que passou de 861 em 2018 para 897 no ano passado. 

Dentre as maiores de 2019, o número de redes com mais de mil unidades se manteve em 17, como em 2018, ante 14 no ano anterior. 

Das marcas participantes, 45 são de origem brasileira. Entre os segmentos, o levantamento evidenciou, ainda, que o segmento de Serviços e Outros Negócios ampliou duas vezes sua participação na lista, o mesmo número das redes de Moda.

Leia também: Oakberry pretende abrir 26 lojas na Europa até fim de 2020

Para André Friedheim, presidente da ABF, “esse levantamento confirma mais uma vez que o franchising brasileiro avança de forma contínua, segura, com redes cada vez mais maduras e com boas práticas de gestão “.

Marcas que mais cresceram

Na lista como um todo, as marcas que mais alçaram posições foram Help! Loja de Crédito (do 40º para o 24º lugar), Piticas Moda Criativa (de 46º para 33º), Acqio (de 15º para 6º), Burger King Brasil (de 19º para 14º) e Óticas Carol (de 13º para 11º).

Leia também: Melhor investimento da década, ouro deve continuar a brilhar em 2020

Confira as estreantes no Top 50:

Em 2019, nove marcas estrearam na lista das 50 maiores redes de franquias por unidades. São elas:

  • Odontocompany (25º)
  •  Espaçolaser (30º)
  •  Oggi Sorvetes (37º)
  •  San Martin (42º)
  •  KNN Idiomas (45º)
  •  Nutrimais (47º)
  •  Ceopag (48º)
  •  Ceofood (49º lugar) 
  • Supera – Ginástica para o Cérebro (50º) 

A lista leva em conta apenas as redes associadas à ABF, e neste ano, por conta de empates em três posições, a lista tem 53 marcas.

Confira a lista das 50 maiores redes de franquias do Brasil em 2019:

Fonte: ABF; *A lista deste ano é composta por 53 marcas em virtude do empate em três posições

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas