A International Meal Company (IMC), dona de marcas como Viena e Frango Assado, de restaurantes em rodovias de São Paulo, anunciou nesta sexta-feira (26), acordo de fusão com a MultiQRS, detentora dos direitos das franquias Pizza Hut e KFC no Brasil, do empresário Carlos Wizard Martins.
A junção, se concretizada, resultará em uma companhia com receita bruta combinada em 2018 de mais de R$ 1,8 bilhão. Com os franquiados, o faturamento sobe a R$ 2,3 bilhões. Juntas, têm mais de 460 pontos de venda.
Com a operação, o empresário, fundador da rede de escolas de idiomas que leva o seu nome, ficou com 15% das ações da IMC, que incorporará a MultiQRS, subindo ao posto de maior acionista individual da companhia.
Wizard diz quer levar o conhecimento em franquias para expandir o crescimento da empresa.
“A IMC, com uma trajetória admirável e grande potencial de crescimento, não usa o sistema de franquias em suas marcas. Temos expertise no segmento e vamos ajudá-los nisso. Os planos de expansão de Pizza Hut e KFC estão mantidos, mas vamos avaliar tudo a partir da união fechada agora”, explicou Wizard.
A transação precisa ainda ser aprovada em assembleia pela companhia e, na sequência, pelo Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade). Prevê aumento de seis para sete o número de membros do Conselho da IMC, sendo dois indicados família Martins e um pela Yum! Brands, que dona das marcas Pizza Hut e KFC, além da Taco Bell, que ficou fora da operação.
A Pizza Hut tem cerca de 190 filiais em atividade, com a meta de chegar a 700 até 2023, enquanto o KFC tem 62, perseguindo a meta de alcançar 500 até 2027.