Ronaldo Fenômeno lança negócio de baixo custo e meta é vender 100 unidades até 2020
O Economia Bárbara falou com Pedro Badur, diretor da Ronaldo Academy, rede de franquias do ex-jogador com o empresário Carlos Wizard, sobre a nova aposta do grupo: o licenciamento do método de ensino da marca, voltado para colégios, clube e condomínios
A Ronaldo Academy, rede de franquias de escolinhas de futebol do ex-jogador Ronaldo Fenômeno em parceria com o empresário Carlos Wizard Martins (dono do grupo Sforza, que detém as redes Pizza Hut, Taco Bell e KFC, além da marca Topper, entre outras), lançou um novo modelo de negócio, de mais baixo custo, o de licenciamento do método de ensino da marca, a Be Phenomenal (“Seja Fenomenal”, na tradução livre), voltado para clubes, colégios, complexos esportivos e condomínios.
A meta é atingir 100 unidades licenciadas até o final de 2020 em todo o Brasil, alcançando cerca de 20 mil novos alunos, disse Pedro Badur, diretor da Ronaldo Academy, em entrevista ao Economia Bárbara.
Neste novo modelo de negócio, chamado de Licensed, o empreendedor poderá utilizar a metodologia Be Phenomenal e ministrar aulas em ambientes já existentes. Com isso, ele terá um investimento inicial menor, pois não precisa construir e/ou reformar um local para dar as aulas de futebol.
“O licenciamento dá a flexibilidade de se levar a metodologia da Ronaldo Academy para ocupar espaços mais simples, menores, como escolas tradicionais ou condomínios, mas mantendo a qualidade da aula”, explicou.
De acordo com Badur, “o interessado pode, por exemplo, ir até uma escola e fazer uma parceria, oferecendo as aulas de futebol com a metodologia da Ronaldo Academy como uma atividade extra curricular. Neste caso, ele terá o benefício de usar os campos e toda a estrutura da escola”.
A empresa mapeou oportunidades em 1.000 cidades em todo o Brasil: “O alvo inicial é o Estado de São Paulo, principalmente o interior,”, contou Badur.
Após a consolidação do novo negócio no país, a empresa pensa em levar a marca para o exterior também. EUA, Hong Kong e Colômbia são países onde o grupo já opera com franquias.
O licenciamento difere da franquia, uma vez que dá apenas o direito de usar a marca e receber orientações sobre o padrão visual e arquitetônico da loja. O licenciado tem mais autonomia para tomada de decisões e adaptação de produtos para seu mercado.
Investimentos
Segundo Badur, o investimento inicial do licenciado da marca ficará entre R$ 15 mil e R$ 25 mil, incluindo uma taxa de licenciamento de R$ 12 mil e R$ 3 mil para a compra de coletes de dupla face para os alunos usarem nos treinamentos e comunicação visual no espaço.
Diferente da franquia, no licenciamento não serão disponibilizados uniformes aos alunos, apenas coletes. O empreendedor vai precisar de dois professores, no mínimo, e duas pessoas na administração do negócio (se o investidor for operador, então, será necessária apenas mais uma pessoa para ajudar na gestão), de acordo com o diretor da marca.
A empresa será responsável pelos treinamentos aos professores que ministrarão as aulas, e a unidade licenciada também recebe treinamentos e auxílio da área de operações.
Os valores dos royalties por mês são de R$ 1.000, para unidades com até 150 alunos; e de R$ 1.250–até 300 alunos. O faturamento médio mensal esperado para cada unidade licenciada é de R$ 25 mil.