Levantamento conduzido pela recrutadora Catho com mais de 7 mil pessoas mostra que 92% dos brasileiros desejam um novo emprego em 2020.
A pesquisa ainda identificou que para 70% não ter um emprego é impeditivo para realizar os objetivos que almejam, enquanto para 92,5% a chave para realização das promessas de ano novo estão atreladas à empregabilidade, ou seja, sem um emprego novo, nada se concretiza. Mas afinal, como transformar o desejo em realidade?
Para Tábitha Laurino, gerente sênior da Catho e colunista do Economia Bárbara, as expectativas é que em 2020 serão disponibilizadas mais oportunidades de vagas, e este é o momento ideal para que candidatos fortaleçam sua competitividade no mercado.
“Profissionais que desejam colocação ou recolocação profissional encontrarão grandes oportunidades. No entanto, etapas como currículo e entrevista merecem ganhar atenção redobradas dos candidatos, afinal, essas são as fases mais importantes de um processo seletivo e também as que mais exigem dúvidas”, afirma a profissional.
Conheça 10 dicas que a especialista preparou para fazer o trabalho novo virar realidade e finalizar 2020 de uma forma diferente:
1.Trace um objetivo
Tenha de forma clara qual é a sua meta profissional: “Quero um emprego como analista de marketing!”. Se cerque sobre o tema, estude as principais empresas no setor, principais vagas no segmento e corra em direção a ele. Não vale desanimar no meio do caminho e trocar de objetivos várias vezes ao ano. Mantenha o foco!
2. Meta de carreira
Onde você se enxerga daqui a 5 anos? Rabisque quais são suas ambições profissionais e quais os principais caminhos necessários para conquistá-las. E claro, trabalhe com metas realistas. É importante compreender que nem todas as conquistas profissionais dependem exclusivamente de você.
3. Atualize seu currículo
Revise, pesquise modelos atualizados, peça opinião de um amigo. Todos os esforços para manter o material competitivo são válidos. Ah, não deixe de conferir os contatos utilizados no cabeçalho, esse é tópico é imprescindível. Além disso, aponte de que forma você agregou em sua passagem pelas empresas, esse é mais um diferencial.
4. Não atire para todos os lados
Você sabia que as chances de você ser notado pelo recrutador são maiores quando você se candidata a uma vaga que tem aderência ao seu perfil profissional? Quer trabalhar em mais de uma área? Crie dois currículos, assim, suas chances são maiores.
5. Recorra a sites de emprego
Segundo dados da Pesquisa dos Profissionais Brasileiros de 2019 da Catho, cerca de 80% das pessoas procuram oportunidades de emprego em plataformas online. A escolha se sobressai devido ao uso da inteligência artificial, que une qualificação e comportamento do candidato, em cruzamento com os requisitos das vagas anunciadas e preferências dos recrutadores. Trabalhando palavras-chave específicas da área aumentam-se as chances do “match” acontecer.
6. Se prepare para a entrevista
Um dos momentos mais esperado chegou, não perca essa oportunidade! Estude sobre a empresa, conheça mais sobre o seu segmento, que tipo de cultura ela aplica no ambiente organizacional, quais outras empresas parceiras ela se filia. Chegue para o bate papo com o recrutador afiado e mostre seu conhecimento e preparo.
7. Não tenha medo de arriscar
Ainda segundo a pesquisa, 13% dos profissionais têm medo de se arriscar em um novo emprego e se deparar com dificuldades na nova trajetória profissional. Aproveite os estímulos do novo ano e se desafie a ir além. Toda experiência contribui para potencializar habilidades técnicas e comportamentais. Esteja aberto!
8. Não deixe de buscar novos conhecimentos
Graduação, curso de idiomas, apostilas online, tudo é válido para agregar novos saberes. Com pouco ou nenhum recurso, não deixe de investir, busque meios que caibam no seu orçamento – mesmo que ele seja R﹩ 0, há também opções gratuitas – avance nos estudos, o maior beneficiado será você e o seu currículo.
9. Tire tempo para você
Ainda segundo a pesquisa, 39% gostariam de ter mais qualidade de vida. Ainda que o novo emprego não tenha surgido, não deixe de tirar um tempo de relaxamento, fazer uma caminhada ao ar livre ou até mesmo curtir programações gratuitas. Esses momentos dão fôlego e mantenham a chama dos objetivos acesa.
10. Não desanime
Dentre os principais empecilhos identificados pelos profissionais destacam-se: muita concorrência (50%), não ter um currículo competitivo (29%) e medo de perder a estabilidade (19%). Não importa quais são os seus receios, acredite em você, trabalhe todas as fases do processo seletivo, se dedique e acredite que a oportunidade irá aparecer!