O presidente Jair Bolsonaro está sendo operado neste domingo (8) a uma hérnia ainda em decorrência da facada que levou durante a campanha eleitoral no ano passado. A expectativa é que a cirurgia, que está acontecendo no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, tenha uma duração de duas a três horas.
O problema é resultado do enfraquecimento natural da parede abdominal depois de sucessivos procedimentos invasivos. Esta é a quarta intervenção à qual Bolsonaro se submete desde o ataque à faca sofrido em 6 de setembro de 2018, em Juiz de Fora (MG).
Segundo os médicos, esta cirurgia é mais simples que as anteriores. Ela é considerada de médio porte e será a “céu aberto” — não por laparoscopia. O cirurgião devolve o órgão que está saindo e fecha a abertura. Durante o procedimento, o médico pode optar por usar uma prótese, uma espécie de tela, para reforçar o local.
O Palácio do Planalto informou nesta sexta-feira (6) que Bolsonaro vai se licenciar do cargo por cinco dias e não três, como previsto inicialmente.
A partir deste domingo (8), o vice-presidente Hamilton Mourão assume oficialmente o governo. A previsão é que Bolsonaro retome o cargo ainda no hospital, enquanto estiver internado, mas somente após um período inicial de recuperação. Ao todo, ele deve permanecer no hospital por até dez dias.
*Com agências