O apetite do japonês SoftBank Group está elevado. Depois de anunciar investimentos em três startups (empresas jovens) brasileiras neste mês, o grupo diz estar avaliando mais 40 empresas com elevado potencial de crescimento para investir no Brasil.
A informação foi dada pelo principal executivo da companhia no país, André Maciel.
“Temos umas 40 empresas (para investir) no Brasil”, disse Maciel durante evento do Cubo, centro de empreendedorismo tecnológico do Itaú Unibanco, segundo a Reuters.
Maciel, ex-diretor gerente do JPMorgan no Brasil, disse ainda que o SoftBank deve anunciar investimentos no país nas próximas semanas, sendo um deles de grande porte, mas não deu detalhes.
Desde que anunciou em março a criação de um fundo de investimento de US$ 5 bilhões focado em projetos de tecnologia na América Latina, o SoftBank tem liderado uma série de investimentos multimilionários na região, sobretudo no Brasil.
Recentemente, Maciel disse ao Brazil Journal que pretendia adquirir empresas ligadas à área de saúde e de seguros, mas não encontrava companhias com o perfil desejado.
Empresas como a Grow, holding da brasileira Yellow e da mexicana Grin, de bicicletas e patinetes elétricos compartilhados, a Loft, que comercializa imóveis pela internet, e a fintech Nubank já foram citadas como as próximas a receber aportes do fundo do SoftBank.
Aposta em potenciais unicórnios
A aposta do grupo são empresas que ainda não dão lucro mas têm potencial para virarem unicórnios, como são chamadas as startups avaliadas em US$ 1 bilhão (R$ 4,154 bilhão).
Os investimentos anunciados no Brasil neste mês foram em três startups brasileiras–Quinto Andar, Banco Inter e MadeiraMadeira. Com isso, o grupo agora tem participações em nove empresas na América Latina: sete no Brasil, uma no México e outra na Colômbia.
No dia 10, a imobiliária digital Quinto Andar anunciou que recebeu um aporte de US$ 250 milhões liderado pelo SoftBank, que a tornou o novo unicórnio brasileiro.
Com o anúncio dia 16 de compra de mais 6,83% de capital no Banco Inter, o SoftBank praticamente dobrou sua participação no banco digital, elevando sua fatia na instituição para 14,94%. Na operação, o SoftBank comprou 35 milhões de units do Inter, o que corresponde US$ 250 milhões de investimentos.
Dia 18, o MadeiraMadeira, plataforma de venda online de artigos para casa, divulgou a captação de US$ 110 milhões do SoftBank.
O grupo japonês tem ainda investimentos nas companhas que já viraram unicórnios– startup brasileira de logística Loggi, serviço de entregas colombiana Rappi e empresa de assinatura de academias do Brasil Gympass–, além das brasileiras Creditas, plataforma de empréstimos, e Volanty, startup de venda de carros usados, e na fintech mexicana Clip.
Confira os investimentos do SoftBank na América Latina:
Empresa-País | Investimento (US$) |
Rappi (Colômbia) | 1 bilhão |
Loggi (Brasil) | 150 milhões |
Gympass (Brasil) | 300 milhões |
Creditas (Brasil) | 231 milhões |
Clip (México) | Não informado |
Banco Inter (Brasil) | 450 milhões |
MadeiraMadeira (Brasil) | 110 milhões |
Quinto Andar (Brasil) | 250 milhões |
Volanty (Brasil) | 17,6 milhões |
Fonte: comunicados das empresas