A Embraer entregou à Força Aérea Brasileira (FAB), nesta quarta-feira (4), o primeiro cargueiro militar KC-390, sua nova aposta depois da aliança com a americana Boeing.
Com a venda da parte de jatos comerciais para a fabricante americana, operação que deve ser concluída neste ano, a brasileira Embraer ficará apenas com os produtos das áreas de jatos executivos e defesa e segurança. Na nova empresas com a Boeing, a americana tem 80% e a brasileira, 20%.
Em 2014, a FAB assinou pedido firme para 28 aeronaves desse tipo, além do suporte logístico inicial, que deve ser realizado por um período de cinco anos. Recentemente, o governo de Portugal, onde a brasileira tem uma fábrica, fez uma encomenda do mesmo modelo.
Equipado com dois motores turbofan International Aero Engines V2500, aviônicos de última geração, uma rampa traseira e sistema de movimentação de carga, o KC-390 pode transportar até 26 toneladas a uma velocidade máxima de 470 nós (870 km/h), com capacidade de operar em ambientes austeros, incluindo pistas não pavimentadas ou danificadas. A aeronave pode transportar tropas, paletes, veículos blindados e helicópteros, informou a Embraer.