O comércio de São Paulo não tem grandes expectativas em relação às vendas para o Dia dos Pais, que, neste ano, acontece, no domingo, dia 11 de agosto.
De acordo com projeções da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), a data deverá ser marcada pela compra de “lembrancinhas”, presentes que não causem impacto no orçamento e que servem apenas para celebrar a data, assim como ocorreu no Dia dos Namorados.
O órgão atribui o movimento ao desemprego em alta e à pouca oferta de crédito. ” Embora o consumidor esteja mais disposto a ir às compras, [como apontou alta de 3,3% do Índice de Confiança do Consumidor em julho], as instituições financeiras ainda seguram o crédito diante da inflação e do alto índice de desemprego no país”, destaca a FecomercioSP, em nota.
Segundo a entidade, os bancos só deverão liberar crédito quando houver queda nos índices de desemprego, para não correr o risco de elevação da inadimplência.
A expectativa da FecomercioSP é que as vendas do segundo semestre sejam impulsionadas nos meses de novembro e dezembro com as promoções da Black Friday e do Natal.