Economia Bárbara

Dicas Bárbaras

Quer desapegar e ganhar um bom dinheiro? Veja 10 dicas

Conheça os truques para conseguir vender melhor os produtos que você tem em casa e já não usa mais

Bárbara Leite

Publicado

em

Oferecer brindes e colocar isso no título é um bom chamariz para sua venda–Foto: Pixabay

Está querendo desapegar e ganhar um bom dinheiro com isso? São muitas as plataformas online onde pode se vender o que se tem em casa ou na garagem, diretamente aos compradores, e ganhar um dinheiro extra. Mas a oferta é muita, e vender pelo melhor preço requer algumas técnicas. Na OLX, um dos sites onde é possível vender os itens usados, por exemplo, 2 milhões de transações são realizadas todos os meses.

E o potencial de mercado de seminovos e usados no Brasil ainda grande. Pesquisa do Ibope Conecta mostra que 85% dos entrevistados têm algum item sem uso em casa e que 72% dos internautas brasileiros têm interesse em vendê-los. Os segmentos com o maior número de entrevistados dispostos a se desfazer de objetos que não usa mais são moda e beleza (63%), música e hobbies (56%), eletrônicos e celulares (51%), para a sua casa (47%) e artigos infantis (43%).

Leia também: Conheça o ‘efeito chamariz’, o truque que faz você gastar mais

O Economia Bárbara reuniu algumas dicas que podem contribuir para você conseguir melhorar a venda de seus produtos em segunda mão.

1. Pesquise o mercado

Faça uma pesquisa pela internet e veja que preços estão sendo cobrados por produtos parecidos, compare e escolha um que seja justo.

2. Evite preços muito baixos

Não insira preços baixos apenas para chamar a atenção, pois isso fará com que o anúncio perca a relevância.

3. Aceite negociar o preço

Negociar não quer dizer que você vá abaixo do preço que pensou cobrar. Pode anunciar um preço ligeiramente mais alto e deixar claro, no anúncio, que o valor é negociável. A sensação de liberdade que dá ao cliente vai atrair mais interessados, e você pode sempre negociar uma redução do preço até ao valor que pensou inicialmente.

4. Adote a venda-combo

Se quer vender uma mochila, coloque junto também a lancheira ou estojo da mesma coleção. Para ajudar na venda, faça um preço por unidade e um preço para o conjunto todo, que seja mais baixo do que a soma das unidades.

5. Capriche no título do anúncio

O título é a primeira informação que será lida e ele precisa resumir de forma objetiva o que se está vendendo. Também é a oportunidade ideal para chamar a atenção de quem está procurando, valorizando o produto. Tente aplicar as estratégias dos vendedores profissionais e aposte em títulos curtos e chamativos.

  • Use palavras-chave descritivas
  • Não use vários sinônimos ou plural
  • Omita sinais de pontuação e asteriscos.
  • Não se preocupe em criar uma frase gramaticalmente correta.
  • Não use muitas abreviaturas.
  • Não use só letras maiúsculas.
  • Informe exatamente o que é o item, mesmo que o título repita o nome da categoria.
  • Inclua características do item.    

Também vale olhar os títulos de produtos semelhantes que já estejam sendo anunciados. Os exemplos a seguir são boas referências para algumas categorias.

6. Dê detalhes e seja sincero

Na descrição do produto destaque as informações mais relevantes e que diferenciam o seu produto dos demais. Informar todos os atributos e funcionalidades daquilo que se está vendendo também dá mais segurança e informação para um possível comprador. Não é necessário um conteúdo muito longo, até 400 caracteres é o essencial. Ofertas com mais que isso costumam apresentar pouco interesse.

7. Aposte em fotos boas

Para o anúncio ser atrativo, as imagens do produto devem ser bem feitas. Geralmente, seis ou sete fotos de diversos ângulos e em ambiente iluminado ajudam a diferenciar o produto e despertar a atenção do comprador.

8. Publique o mesmo produto em diferentes categorias

Uma câmera não é apenas uma câmera: é tecnologia, é um pequeno eletrodoméstico, até pode entrar na categoria de material artístico. Seja criativo e publique o seu anúncio em diferentes categorias para chegar a mais gente e, claro, vender mais depressa e melhor.

9. Recuse reservas

Não aceite fazer a reserva do seu produto. É comum os compradores desistirem da compra depois de pedirem para reservar e, se isso acontecer, está a perdendo a oportunidade de vender o produto a outras pessoas.

10. Ofereça brindes

Até para vender artigos usados os brindes são um ótimo isco. Acrescente gratuitamente pequenos produtos aquele que está vendendo e anuncie no título que o comprador terá direito a uma surpresa. Vai notar que o interesse no seu produto crescerá exponencialmente.

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas