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Millennials: frustração e desmotivação no mercado de trabalho

Tábitha Laurino

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Intensos, urgentes e inconstantes. Essas são algumas características dos Millennials, nascidos entre 1990 e 2000, e que trouxeram para o mercado de trabalho novos métodos de comportamento. Muito cobiçados pelo recrutadores, a contratação e manutenção desse perfil profissional é dificultosa, aponta o estudo realizado pela Catho. Segundo a pesquisa, que ouviu mais de 500 recrutadores, 74% afirmam que Millennials se frustram e se desmotivam facilmente no ambiente corporativo.

O levantamento ainda apontou outros fatores observados pelos profissionais de RH no ambiente corporativo, tais como: pressa em crescer profissionalmente (67%), dificuldades com burocracias e eventuais formalidades corporativas (48%) e necessidade de flexibilidade de turnos e horários (47%).

Os dados refletem bem a geração que tem como estilo de vida a filosofia You Only Live Once (YOLO), que em tradução literal significa “Só Se Vive Uma Vez”. Em decorrência desse comportamento, o senso de urgência dos Millennials acontece de forma muito distinta das outras gerações, o que impacta diretamente no ambiente corporativo.

Eles mudam de emprego facilmente, precisam se sentir muito valorizados no ambiente organizacional e priorizam carreira à construção de uma família. São profissionais ansiosos e ambiciosos por crescimento. É necessário mantê-los sempre motivados e desafiados. Sempre cercados com novos projetos e ideias.

Para atuar de forma cada vez mais assertiva na contratação de Millennials, profissionais de RH buscam se manter atualizados quanto às práticas de recrutamento para atrair exclusivamente esse perfil profissional. Segundo o levantamento, 60% leem conteúdos relacionados ao tema (revistas, artigos, dentre outros), 13% participam de eventos na área e 9% realizam cursos relacionados ao segmento.

A pesquisa apresenta profissionais de RH atentos e realmente preocupados em atender as demandas das empresas, ou seja, atrair talentos. Porém, muito mais do que isso, o grande desafio dos recrutadores é reter esse profissional por mais de 12 meses na corporação. Diminuir o turnover e obter a satisfação desse profissional se torna muito mais relevante, pois significa que o recrutador realmente acertou na contratação.

Tábitha Laurino é graduada em matemática pela Universidade de São Paulo (USP) e possui em sua trajetória mais de 15 anos de experiência no campo de Operações e Call Center. Atualmente é gerente sênior de Operações B2B e B2C da Catho, maior plataforma de recrutamento online do Brasil e parte do grupo global Seek.

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