A filial brasileira da Mercedes Benz, líder local em caminhões e ônibus, anunciou nesta terça-feira (27) investimento de R$ 1,4 bilhão para lançar uma nova linha de caminhões e a abertura do segundo turno da fábrica de chassis de ônibus, ambas instaladas em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
O investimento previsto ocorre com a expectativa de crescimento do consumo interno e mesmo com a previsão de queda das exportações em 2020 diante da crise argentina.
Segundo o presidente da Mercedes Benz no Brasil e na América Latina, Philipp Schiemer, as exportações de caminhões e ônibus fabricados no Brasil representam agora menos de 30% de sua produção, enquanto no seu auge representaram “quase 50%”.
A empresa anunciou que fechou a venda de 500 caminhões (de médios a extrapesados) para a cervejaria Ambev.
O investimento faz parte de um pacote já anunciado, que deve somar R$ 2,4 bilhões até 2022.
Novo turno na planta de ônibus
A venda de 1,6 mil ônibus urbanos para a cidade de São Paulo e os sinais positivos no mercado de ônibus, fizeram a Mercedes instalar neste mês o segundo turno na fábrica de chassis de ônibus, também de São Bernardo do Campo.
Schiemer acredita que o mercado de ônibus atingirá entre 18 mil e 19 mil unidades neste ano, ante as 14,4 mil do ano passado, mantendo ritmo de crescimento iniciado em 2017.
A fábrica de caminhões já operava em dois turnos. Agora, o complexo do ABC Paulista opera em dois turnos tanto em caminhões quanto em ônibus, o que não acontecia há três anos. No segmento de agregados (que inclui a produção de motores), a montadora está trabalhando em três turnos.
Desde o ano passado, a Mercedes contratou 1400 funcionários, sendo cerca de 800 para a fábrica de São Bernardo e o restante para a planta de Juiz de Fora, Minas Gerais.
*Com agências