Nem Brasil, Maldivas, Espanha, Dubai ou Grécia. Entre os 21 candidatos, quem voltou a ganhar o título de melhor destino turístico do mundo foi Portugal. O país venceu o World Travel Awards 2019, considerado o “Oscar” do turismo internacional, uma premiação que iniciou em 1993 e é decidida a partir de votos de profissionais do setor e de turistas.
Foi a terceira conquista consecutiva. Nos anos anteriores, 2017 e 2018, o prêmio também foi atribuído a Portugal.
Neste ano, o país enfrentava a concorrência de Brasil, Colômbia, Costa Rica, Dubai, Grécia, Índia, Indonésia, Jamaica, Quênia, Malásia, Maldivas, Ilhas Maurícias, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, África do Sul, Espanha, Sri Lanka, EUA e Vietnã.
Na cerimônia de premiação em Omã, na última quinta (28), Portugal ganhou outras 11 condecorações, incluindo os prêmios para Lisboa (melhor destino de viagens curtas urbanas do mundo), Madeira (melhor destino insular), Passadiços do Paiva (melhor atração turística de aventura) e Sintra (Parques de Sintra distinguida como a melhor empresa do mundo em conservação).
Também foi o tricampeonato para a capital portuguesa como a melhor “escapadinha” urbana do mundo.
De acordo com a secretária de Turismo de Portugal, Rita Marques, o prêmio mostra a “excelência de Portugal e dos portugueses”, e vai elevar a “exigência”.