Intensos, urgentes e inconstantes. Essas são algumas características dos Millennials, nascidos entre 1990 e 2000, e que trouxeram para o mercado de trabalho novos métodos de comportamento. Muito cobiçados pelo recrutadores, a contratação e manutenção desse perfil profissional é dificultosa, aponta o estudo realizado pela Catho. Segundo a pesquisa, que ouviu mais de 500 recrutadores, 74% afirmam que Millennials se frustram e se desmotivam facilmente no ambiente corporativo.
O levantamento
ainda apontou outros fatores observados pelos profissionais de RH no ambiente
corporativo, tais como: pressa em crescer profissionalmente (67%), dificuldades
com burocracias e eventuais formalidades corporativas (48%) e necessidade de
flexibilidade de turnos e horários (47%).
Os dados refletem
bem a geração que tem como estilo de vida a filosofia You Only Live Once (YOLO), que em tradução literal significa “Só
Se Vive Uma Vez”. Em decorrência desse comportamento, o senso de urgência dos
Millennials acontece de forma muito distinta das outras gerações, o que impacta
diretamente no ambiente corporativo.
Eles mudam de
emprego facilmente, precisam se sentir muito valorizados no ambiente
organizacional e priorizam carreira à construção de uma família. São
profissionais ansiosos e ambiciosos por crescimento. É necessário mantê-los
sempre motivados e desafiados. Sempre cercados com novos projetos e ideias.
Para atuar de
forma cada vez mais assertiva na contratação de Millennials, profissionais de
RH buscam se manter atualizados quanto às práticas de recrutamento para atrair
exclusivamente esse perfil profissional. Segundo o levantamento, 60% leem
conteúdos relacionados ao tema (revistas, artigos, dentre outros), 13%
participam de eventos na área e 9% realizam cursos relacionados ao segmento.
A pesquisa
apresenta profissionais de RH atentos e realmente preocupados em atender as
demandas das empresas, ou seja, atrair talentos. Porém, muito mais do que isso,
o grande desafio dos recrutadores é reter esse profissional por mais de 12
meses na corporação. Diminuir o turnover e obter a satisfação desse
profissional se torna muito mais relevante, pois significa que o recrutador
realmente acertou na contratação.