O total de impostos pagos pelos brasileiros neste ano chegará aos R$ 1,5 trilhão por volta das 21h desta sexta-feira (9), 14 dias antes de a marca ter sido atingida em 2018 . Essa soma é calculada pelo “Impostômetro”, criado pelo Associação Comercial de São Paulo (ACSP), e abrange a arrecadação de impostos federais, estaduais e municipais.
“A carga tributária continua subindo e é nesse contexto que se discute a reforma tributária, da qual se espera simplificação do ônus burocrático – referente ao atendimento às várias exigências – com a unificação de alguns impostos”, diz Marcel Solimeo, economista da ACSP.
Para ele também nunca é demais lembrar que o Brasil tem a maior carga tributária entre os países emergentes e, ao mesmo tempo, não oferece serviços públicos na mesma medida. “É preciso mais eficácia no corte dos gastos e na gestão das contas públicas”, cobra Solimeo.
O Impostômetro é um painel eletrônico que registra o valor dos tributos pagos no país e foi criado para alertar sobre a alta carga tributária brasileira. Ele foi instalado no centro de São Paulo, mas pode ser consultado no endereço www.impostometro.com.br.