Com a proximidade das festas de final de ano, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) esclareceu o horário de funcionamento dos bancos no Natal e o Ano Novo.
Na véspera de Natal, nesta terça-feira (24), os bancos vão funcionar, mas em horário reduzido. Nos Estados que seguem o horário de Brasília, como São Paulo, Rio, Distrito Federal, os bancos irão abrir ao público das 9h às 11h.
Já as agências bancárias localizadas em Estados com diferença de uma e de duas horas em relação a Brasília, o atendimento será das 8h às 10h, seguindo o horário local.
No dia 25 de dezembro, quarta-feira, como é feriado nacional, os bancos não abrem, o mesmo acontece no dia 1º de janeiro, em que as agências também fecham.
Já no dia 30, segunda-feira, os bancos abrem normalmente, em horário completo. Esse será o último dia útil do ano para atendimento ao público, já que no dia 31, terça, os bancos não abrem as portas.
Ou seja, os bancos vão abrir no dia 24 em horário reduzido, no dia 30 em horário normal, e fechar nos dias 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro.
O que fazer com os boletos?
Fora do expediente, os bancos oferecem aos clientes opções como os caixas eletrônicos, o internet banking, o aplicativo do banco no celular e operações bancárias por telefone para pagamento das contas. Esses canais funcionam normalmente para transações bancárias durante o Natal e Ano Novo.
Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone e etc) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte.
Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.
Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).