O site Reclame Aqui recebeu 3.538 reclamações sobre a Black Friday entre as 11h do dia 27 (quarta-feira) e as 6h desta sexta (29), um aumento de 59% ante o mesmo período de 2018, quando foram 2.224 queixas no mesmo período.
O principal motivo das queixas é, como todos os anos, a propaganda enganosa, com 28,3% do volume.
Logo depois, aparecem os problemas na finalização da compra (10,69%) e, por conta das promoções antecipadas que algumas marcas proporcionaram, atraso na entrega aparece em terceiro lugar, com 9,3%.
Veja ranking das 10 empresas mais reclamadas até agora:
1. KaBuM!:132
2. Saraiva – Loja Física e Online: 107
3. Americanas.com: 98
4. Adidas: 84
5. Casas Bahia – Loja Online: 80
6. Zee Dog: 80
7. Netshoes: 66
8. Magazine Luiza – Loja Online: 65
9. Xtech Commerce: 65
10. Lojas Renner: 59
As empresas citadas no balanço ainda não comentaram as informações do Reclame Aqui.
Produtos
Entre os produtos que mais geraram reclamações
estão celulares (8,5%), tênis (6,7%), componentes, peças e acessórios (4,7%), cartões de crédito (3,9%) e perfumes (3,7%).