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Lista das 25 marcas mais valiosas de 2019 tem duas estreias

De acordo com o ranking elaborado pela Interbrand, quatro empresas perderam valor; já as que estão no topo aumentaram mais sua avaliação

Bárbara Leite

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A lista das “25 Marcas Brasileiras Mais Valiosas em 2019”, elaborada pela consultoria Interbrand, tem duas estreias, a manutenção das primeiras colocadas–top 3–do ano anterior e crescimentos expressivos de valor de marca de até quase 50% em um ano.

As cinco primeiras posições são Itaú Unibanco, Bradesco, Skol, Brahma e Banco do Brasil. A marca Itaú, a mais valiosa, é avaliada em R$ 33,541 bilhões, um crescimento de 13% em relação a 2018. O Bradesco tem valor de mercado de R$ 24,859 bilhões, 10% a mais do que ano passado. E a Skol, terceira colocada, tem valor de R$ 17,206 bilhões, 1% maior do que 2018.

Neste ano, duas novas marcas integram o ranking: SulAmérica, ocupando a 21ª posição, com um valor de marca de R$ 554 milhões, e a varejista Atacadão, com R$ 529 milhões, ocupando a 23ª posição.

Dezenove marcas da lista apresentaram uma variação positiva em 2019 e quatro tiveram crescimento percentuais relevantes em seus valores de marca em comparação com 2018: Magalu, com 46%, apresentando o salto mais expressivo do ranking, CVC e Localiza, ambos com 21%, e Assaí, que mesmo entrando na classificação somente há um ano, apresentou um incremento de 20%.

De todas as marcas ranqueadas, quatro perderam valor – Antarctica, Cielo, BTG Pactual e Casas Bahia –, comparadas a 2018, ano em que nove marcas registraram desvalorização.

Ao todo, as 25 marcas brasileiras valem R$ 129 bilhões, um crescimento de 7,65% em relação a 2018.

Para Beto Almeida, presidente executivo (CEO) da Interbrand no Brasil, tiveram mais sucesso neste ano “as marcas que tiveram a habilidade de conectar experiências relevantes com propósitos inspiradores para seus consumidores”.

O ranking da Interbrand existe desde 2001 e é produzido a partir de uma metodologia criada em parceria com a London Business School. Nela, são analisados estudo sobre a performance financeira, percepção e influência das marcas junto aos consumidores. Além disso, é realizada uma pesquisa com mil entrevistados, que dão suas impressões positivas e negativas sobre cerca de cem marcas, em diversos segmentos. Para uma marca estar na lista das mais valiosas do Brasil, ela precisa ter origem nacional e divulgar suas informações financeiras.

Confira o ranking abaixo:

Fonte: Interbrand; valores em milhões e % da variação do valor da marca em relação a 2018

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