A Marfrig, uma das companhias líderes globais em carne bovina e a maior produtora de hambúrguer do mundo, anunciou nesta terça (6) um acordo com a americana Archer Daniels Midland Company (ADM), uma das maiores processadoras agrícolas e fornecedoras de ingredientes alimentícios do mundo, para produção e comercialização de produtos à base de proteína vegetal no Brasil.
O acordo firmado entre Marfrig e ADM estabelece que as empresas trabalharão em conjunto para desenvolver produtos com base vegetal, sendo a ADM responsável pelo fornecimento da principal matéria-prima utilizada no processo. A Marfrig, por sua vez, produzirá, distribuirá e venderá os produtos para redes de fast food e varejo, diz a brasileira, em comunicado.
“Juntas, Marfrig e ADM produzirão um hambúrguer 100% vegetal com sabor e textura similares aos da carne. Queremos dar ao consumidor o poder da escolha. É ele quem decide”, diz Eduardo Miron, CEO (presidente executivo) da Marfrig.
A produção do hambúrguer vegetal no Brasil será iniciada na unidade da Marfrig em Várzea Grande, no Mato Grosso. Parte da base vegetal sairá diretamente da fábrica da ADM, em Campo Grande, para a planta da Marfrig.
Os primeiros hambúrgueres vegetais produzidos pela parceria entre Marfrig e ADM chegarão ao mercado brasileiro ainda neste ano e, posteriormente, serão destinados também à exportação. Na primeira fase do lançamento, os produtos serão fornecidos às redes de fast food. Em seguida, o hambúrguer vegetal começará a ser distribuído para o canal varejo. A Marfrig lançará uma marca específica para produtos de origem vegetal.