Economia Bárbara
  

Emprego

País deve abrir 570 mil novas vagas para temporários neste fim de ano, uma alta de 13,86%

São Paulo vai liderar abertura de oportunidades; meses de outubro e dezembro devem concentrar o maior número de contratações, segundo a Asserttem

Bárbara Leite

Publicado

em

Temporário tem direito a FGTS e férias proporcionais ao tempo trabalhado- Foto: Agência Brasil

O país deve abrir 570 mil novas vagas formais para trabalhadores temporários entre setembro e dezembro deste ano, uma alta de 13,86% ante as 500 mil oportunidades disponibilizadas no mesmo período de 2018. A estimativa é da Asserttem (Associação Brasileira do Trabalho Temporário).

De acordo com o levantamento, em comparação com 2018, os meses de outubro, em razão do Dia das Crianças terá um crescimento de 19,84%, e dezembro, devido às festas de final de ano, com um acréscimo de 21,82%, devem ser os meses com maior volume de vagas.

O levantamento mostra ainda que São Paulo, com cerca de 366 mil vagas, é o Estado brasileiro com maior participação na geração de vagas de trabalho temporário, seguido por Paraná (36.899), Rio de Janeiro (34.688), Santa Catarina (26.870) e Amazonas (26.701).

“O cenário está em constante transformação e as empresas estão se adaptando, se reinventando, se reestruturando e buscando formas e alternativas formais de contratar trabalhadores, nas mais variadas qualificações profissionais, preservando os direitos, mas com oxigênio suficiente para acompanhar a oscilação da economia”, segundo a presidente da Asserttem, Michelle Karine.

O temporário tem direito ao mesmo salário do efetivo equiparado, assim como INSS, FGTS, 13º e férias proporcionais ao período trabalhado, mesmo embora ele não seja um empregado (CLT) e sim um trabalhador específico com legislação própria. Neste tipo de contratação não cabe o aviso prévio e nem a multa dos 40% do FGTS.

“Já em relação ao prazo, ele tem a duração atrelada à necessidade transitória da empresa, e o período máximo para contratação é de até seis meses, podendo ser prorrogado, por até, mais três meses”, conclui.

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas