Neste sábado (20), é comemorado o Dia do Amigo. E, ao contrário do que muito gente pensa, fazer amigos no local de trabalho pode trazer benefícios para empresas e funcionários.
De acordo com uma pesquisa recente da empresa de recrutamento Robert Half e a Happiness Works, com mais de 23 mil colaboradores em todo o mundo, a amizade é muito importante durante o expediente: 86% dos entrevistados se dão bem com as pessoas de sua equipe imediata, 70% acreditam que as equipes dentro de sua organização, em geral, trabalham bem juntas, e 62% têm bons amigos no trabalho.
“Uma empresa que incentiva relações de amizades entre os colaboradores transmite uma imagem positiva interna e externamente, reforçando sua reputação corporativa, além de se tornar atrativa para novos talentos”, explica Fernando Mantovani, diretor geral da Robert Half.
Veja como fazer amigos no escritório
- Mostre empatia: Tente entender seus colegas de trabalho, suas principais habilidades e motivações, bem como seus aborrecimentos e pressões no dia a dia da empresa. Compreendendo melhor seus sentimentos, necessidades e obrigações, você provavelmente reforçará sua credibilidade como um membro confiável da equipe e se tornará um colaborador de referência.
- Junte-se ao clube: Participe ativamente de atividades de formação de equipes, eventos sociais, ligas esportivas e grupos de interesse organizados por sua empresa e seus colegas.
- Surpreenda com bondade: Atos aleatórios de bondade oferecem benefícios para todos. De acordo com pesquisadores americanos, praticar ações generosas podem diminuir seus níveis de estresse e melhorar a saúde mental. É um ganha-ganha para todos.
- Defina limites: Estabeleça diretrizes claras com os amigos do trabalho sobre como manter as informações pessoais em sigilo. E não deixe que brincadeiras amigáveis atrapalhem a sua produtividade ou de seus colegas.
- Elogie (e seja elogiado): O feedback positivo é como uma mola propulsora para as pessoas. Um simples “Obrigado por fazer um ótimo trabalho!” pode ajudar muito a elevar a felicidade e construir relações de trabalho mais fortes.