Economia Bárbara
  

Economia

Câmara aprova texto principal da reforma da Previdência em 2º turno

Texto passou com 370 votos a favor e 124 contra; a apreciação dos destaques, que podem mudar a proposta, ficou para esta quarta às 11h

Bárbara Leite

Publicado

em

Câmara regressou nesta terça do recesso de julho- Foto: Agência Câmara

Por 370 votos a 124, o texto principal da reforma da Previdência foi aprovado em segundo turno pela Câmara dos Deputados na madrugada desta quarta-feira (7). O placar é quase tão expressivo como o de primeiro turno, quando 379 votaram a favor e 131 contra. Para aprovar uma PEC (Projeto de Emenda à Constituição), como esta que muda as regras para a aposentadoria e contribuições ao INSS, eram necessários 308 votos.

A apreciação da proposta só começou nesta terça (6) após a publicação de um projeto de lei que libera R$ 3 bilhões para ministérios pagarem emendas de deputados, promessa do governo na votação da reforma em primeiro turno.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse esperar que a aprovação em segundo turno deve acontecer até esta quarta-feira (7). Sete destaques ( mudanças ao texto) serão postos para votação a partir das 11h. Neste segundo turno, só poderão ser retirados itens do texto, não mais incluídas novidades. Após a conclusão na Câmara, o texto seguirá para o Senado.

As mudanças na Previdência, que incluem entre outras novidades, a criação de uma idade mínima para se pedir a aposentadoria, devem gerar uma economia aos cofres públicos de R$ 933,5 bilhões nos próximos dez anos, segundo cálculos do governo.

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas