As vendas do comércio varejista desaceleraram para 0,1% em outubro em relação a setembro, quando o volume subiu 0,8% (dado revisado), mas registraram o melhor desempenho para o mês desde 2016 e o sexto resultado mensal positivo consecutivo, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (11).
Na comparação anual, o setor cresceu 4,2%, na expansão mais forte desde 2013, quando o índice variou 5,4%.
Apesar da redução no ritmo, que veio em linha com as projeções dos analistas, as vendas varejistas tiveram a maior expansão para o mês em três anos–nos dois anos anteriores, foram registradas quedas de 0,6% (2018) e 0,4% (2017). Em 2016, o aumento em outubro foi de 0,5%.
Além disso também se trata do sexto resultado positivo seguido do setor neste ano, com ganho acumulado de 2,7% no período e de 4,2% frente a outubro de 2018.
De acordo com o IBGE, o índice de setembro foi revisado de 0,7% para 0,8%.
Combustíveis, comunicação e informática
Seis das oito atividades pesquisadas registraram altas: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (5,3%), combustíveis e lubrificantes (1,7%), artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (1,2%), móveis e eletrodomésticos (0,9%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,3%), tecidos, vestuário e calçados (0,2%).
Já o setor de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, após avançar 4,0% entre maio e setembro, mostrou variação próxima à estabilidade (-0,1%), enquanto as vendas do segmento de livros, jornais, revistas e papelaria caíram 1,1% frente a setembro passado.
Varejo termina ano melhor do que começou
Na avaliação da gerente da pesquisa, Isabella Nunes, o varejo está encerrando 2019 melhor do que iniciou.
“Isso por conta do quadro conjuntural mais favorável ao consumo, com uma melhora no mercado de trabalho, apesar de predominar a informalidade, e na massa de rendimentos. A liberação do FGTS e a inflação controlada também impulsionaram as vendas. Além disso, houve um aumento na concessão de crédito para pessoa física, o que estimula a aquisição de bens duráveis”.
Antes da Black Friday, setor tem melhor resultado em 6 anos na comparação anual
Em relação a outubro de 2018, o comércio varejista aumentou 4,2%, sétima taxa positiva seguida. Com isso, o varejo acumulou de janeiro a outubro avanço de 1,6%, frente a igual período do ano anterior.
Já o indicador acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 1,6% em setembro para 1,8% em outubro, indica ganho de ritmo nas vendas, avaliou Isabella.
Ela ressaltou também que este outubro teve o melhor resultado dos últimos seis anos na comparação anual, apesar das promoções esperadas para novembro. “Normalmente, os consumidores postergam uma compra que poderia ser feita em outubro para novembro por causa da Black Friday”, disse a gerente da pesquisa.
Varejo ampliado: alta de 0,8%
Considerando o comércio varejista ampliado, que inclui veículos e materiais de construção, o volume de vendas cresceu 0,8% em outubro, na comparação com setembro e 5,6% na comparação anual.
O resultado ante setembro reflete o aumento nas vendas de veículos, motos, partes e peças (2,4%) e de material de construção (2,1%), ambos após avanços significativos registrados no mês anterior, 1,2% e 1,8%, respectivamente.
Das 10 atividades do segmento, nove tiveram alta em outubro.
Por Estados
A Pesquisa Mensal de Comércio também mostra que, na passagem de setembro para outubro, as vendas cresceram em 18 dos 27 Estados, com destaque para o Amapá (2,4%), a Paraíba (1,9%) e o Piauí (1,7%).
Por outro lado, as maiores quedas foram verificadas em Minas Gerais (-5,2%), Rondônia (-1,7%) e no Mato Grosso do Sul (1,1%).