Chegou a época das festas de fim de ano das firmas, e apesar do clima ser de confraternização e descontração, é preciso ter cuidado para não exagerar nas comemorações.
No Natal de 2017, o CEO (presidente executivo) da Salesforce Brasil, que produz softwares para empresas como Embraer, iFood e SulAmérica, foi demitido porque um de seus funcionários extrapolou os padrões aceitáveis pela matriz americana.
Na festa fantasia, o funcionário, da área de vendas, decidiu se caracterizar de um meme chamado “Negão do WhatsApp”. A atitude não foi bem vista pela sede da empresa. Resultado: foram demitidos o funcionário que usou a fantasia, o chefe direto dele e o presidente da multinacional no Brasil.
O Economia Bárbara reuniu 12 dicas para você curtir a festa da firma, mas não se arrepender depois. Veja abaixo.
O que pode e não pode na festa da firma
1. Aceite o convite
É importante aceitar o convite da empresa e participar da confraternização. Isto poderá ajudar a criar um ambiente de relacionamento saudável. Caso não possa comparecer, o funcionário deve agradecer ao convite e informar o motivo pelo qual não poderá estar presente.
2. Chegue no horário
É importante chegar no horário, mesmo na festa. Isso é necessário para que possa ter tempo de cumprimentar a todos.
3. Não exagere na bebida
Em relação às bebidas, o melhor é não exagerar durante a festa. Festa da firma não é balada. Beber com responsabilidade e não dirija após o término da festa são conselhos válidos.
4. Não seja inconveniente
Um erro comum nas festas é ultrapassar o bom senso. Não fale muito alto, evite falar palavrão e fazer brincadeirinhas com quem não tem muito contato.
5. Evite formar grupinhos
Criar um ambiente de igualdade é o modo mais acertado de comportamento. É ainda importante procurar se relacionar com todos os presentes e evitar a formação de grupinhos
6. Escolha roupas discretas
Escolher roupas discretas e condizentes com o ambiente são outros cuidados importantes. Usar roupas alegres respeitando visual individual são escolhas acertadas. As mulheres devem evitar roupas curtas ou com decotes e os homens, usar camisas abertas ou fora do padrão local
7. Fale sobre temas neutros; evite fofocas
Ser cordial com todos os presentes independente do contato próximo ou não dentro da empresa é uma forma educada de agir. Uma dica é buscar falar de temas neutros que não prejudiquem a imagem da empresa ou das pessoas. Evite fofocas e piadas, que podem ser mal interpretadas.
8. Ajude o coleguinha a evitar vexame
No caso de perceber que algum colega está exagerando, vale ser cortês e ajudar a retirá-lo de forma sutil da situação para desviar a atenção para outros temas ou postura.
9. Não seja o último a sair da festa
Outra boa dica é não ser o último a sair da festa, não é uma regra, mas evita exageros
10. Não bajule o chefe
O momento não é o ideal para aproximar-se do chefe. Também não saia junto da festa com seus superiores para que não passe a impressão que estava na festa apenas por causa dos mesmos.
11. Guarde a dancinha sensual para outro momento
Se você quiser manter um pingo da sua dignidade no dia seguinte, dance sem sensualizar. Um reboladinho social de leve vale, mas nada de encarnar a Gretchen. Afinal, é festa da sua empresa, não do seu grupo de formatura da faculdade.
12. Evite paquerar
Apesar de algumas empresas serem mais flexíveis, evite paquerar o coleguinha na festa. Se pintar um clima e o casal quiser ficar junto, a recomendação dos especialistas é fazer isso fora do evento.