A Comissão de Valores Mobiliários do Brasil (CVM) publicou, nesta terça-feira (20), um alerta sobre a Binary Bit, empresa que opera no mercado de Bitcoin e que estaria usando o nome da autarquia indevidamente para passar credibilidade para uma “possível” pirâmide financeira.
Em nota, a CVM diz que a Binary Bit “está utilizando indevidamente os nomes da autarquia e do seu superintendente geral, Alexandre Pinheiro dos Santos, com a finalidade de transmitir aparência de credibilidade para possível esquema de fraude, na modalidade de pirâmide”.
A CVM relata dois vídeos no YouTube em que são feitas “referências indevidas à CVM e ao seu superintendente geral, inclusive com a falsa informação de que este estaria presente, representando a autarquia, em evento em Salvador (BA), cujos detalhes são apresentados neste link.
O segundo vídeo diz respeito a um evento ocorrido em 2012 e está sendo utilizado indevidamente com legenda falsa alusiva à Binary Bit e ao referido evento em Salvador, diz a CVM.
A CVM informa ainda que, “entre outras providências, já comunicou indícios de crime de ação penal pública, envolvendo possível fraude financeira, na atuação da Binary Bit ao Ministério Público do Estado de São Paulo e, em razão dos fatos específicos envolvendo o uso indevido do seu nome e do nome do seu superintendente geral, informou o Departamento de Polícia Federal, com o qual a autarquia inclusive mantém um acordo de cooperação”.
O órgão pede que o investidor que receba proposta por parte da empresa entre em contato e dê detalhes da conversa e identificação das pessoas envolvidas.