(Publicada às 17h33; atualizada às 18h50 para confirmar a abertura de processo de impeachment contra o presidente dos EUA e tuíte do líder americano)
O petróleo encerrou o pregão desta terça-feira (24) em queda, depois da fala do presidente dos EUA na ONU e notícia de que o pedido de seu impeachment deverá ser apresentado nesta terça (24). O petróleo WTI, vendido nos EUA fechou em queda de 2,30%, a US$ 57,29 o barril. Já o petróleo Brent, referência mundial, caiu 2,58%, a US$ 63,10 o barril.
Os preços da cotação do petróleo são levados em conta pela Petrobras para definir os valores da gasolina e do diesel nas refinarias. Na semana passada, diante da disparada do preço do petróleo, a estatal subiu em 3,5% o preço da gasolina e em 4,2% , o litro do diesel.
Na 74ª Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Trump, que falou após o presidente Jair Bolsonaro, voltou a criticar a China e a chamá-la de manipuladora cambial. Também afirmou que não aceitará um acordo comercial com o país asiático que seja ruim aos americanos, já que, no seu entendimento, “bons líderes devem sempre colocar os interesses de seus países em primeiro lugar”.
O tom protecionista e crítico do discurso presidente americano, que afasta a possibilidade de um acordo com a China no curto prazo, criou aversão a risco entre investidores, na medida em que a falta de entendimento entre as duas maiores economias do mundo pode acentuar os efeitos da desaceleração global, o que pressionou o mercado de petróleo.
Pedido de impeachment
Também preocupou a informação de que a líder democrata e presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, planejava anunciar ainda nesta terça-feira (24) uma investigação formal de impeachment contra o presidente dos EUA, Donald Trump, segundo o jornal “The Washington Post”.
A abertura do processo de impeachment foi, entretanto, confirmada por Pelosi.
O chefe de Estado americano está sendo acusado ter feito um telefonema para o presidente da Ucrânia, Vladimir Zelenski, em julho passado, pressionando-o a investigar Hunter Biden, filho de Joe Biden, vice-presidente no mandato do presidente Barack Obama e atual candidato à Casa Branca pelo Partido Democrata, por suspeita de irregularidades na sua ligação com uma empresa ucraniana. Um informante da inteligência americana teria feito a denúncia contra o presidente.
Em resposta à abertura do processo, Trump tuitou: “Assédio presidencial”.
O até então possível avançado no processo de destituição do líder americano impactou também nas Bolsas. O Ibovespa, referência da Bolsa brasileira, acelerou as quedas na hora da divulgação da notícia. No fim fechou com queda de 0,71% a 103.891 pontos.
Pelosi decidiu avançar, após uma reunião a portas fechadas com seu grupo democrata, de acordo com autoridades democratas que falaram sob condição de anonimato ao jornal.
“Assim que tivermos os fatos, estaremos prontos. Agora que temos os fatos, estamos prontos “, disse Pelosi em um fórum nesta terça.
Neste terça, Trump diz que autorizou a liberação da transcrição completa de seu telefonema com o presidente ucraniano, no qual ele alegou ter investigado o ex-vice-presidente Joe Biden e seu filho, o que acabou trazendo menos pressão às Bolsas americanas, e por tabela, à Bolsa nacional.
Pelosi relutou em apoiar o impeachment, resistindo por meses, apesar da pressão da base liberal do partido e de vários candidatos à presidência democrata em 2020. Ela argumentou que nem o público nem o Partido Republicano, que controla o Senado, apoiam o impeachment e isso pode ser politicamente oneroso.
*Com agências