Economia Bárbara
  

Seu Bolso

Natal e Ano Novo: veja funcionamento da Bolsa de Valores e Tesouro Direto

Confira o calendário de negociação das ações, dólar, títulos públicos e renda fixa privada, entre outros investimentos, por conta dos feriados neste fim de ano

Bárbara Leite

Publicado

em

Bolsa brasileira vai fechar quatro dias neste fim de ano; mercado de ações nos EUA abre 31 e opera no dia 24 até às 13h–Foto

No Natal e o Ano Novo de 2019, a Bolsa de Valores terá horário de funcionamento diferenciado, muito em função dos feriados. Confira abaixo como será o calendário de negociação para investimentos em ações, derivativos, dólar na B3, renda fixa privada e Tesouro Direto, entre outros ativos.

B3, Bolsa de Valores brasileira

Não há negociação na B3, a Bolsa brasileira, nos dias 24, 25 e 31 de dezembro, nem 1º de janeiro. Ou seja, ficam impossibilitadas negociações em renda fixa privada (debêntures ou CDBs, por exemplo), renda variável (ações e fundos de multimercados), derivativos, empréstimos de ativos e operações de câmbio, nestas quatro datas.

Na Bolsa de Valores, é possível negociar desde ações até ativos complexos, como os derivativos, de forma total ou parcial, dos valores de outros títulos, como moedas e juros.

Também é possível negociar dólar à vista, ouro e “commodities” (matérias-primas) relacionadas ao agronegócio, tais como: milho, soja, boi, café, além de cotas de fundos de investimentos.

Também são negociados ativos de renda fixa privada, como Letras de Crédito Imobiliário (LCI), Letras de Crédito do Agronegócio (LCA), CDBs (Certificados de Depósito Bancários) e debêntures, e títulos públicos no Tesouro Direto.

O Tesouro Direto, que já tem horário diferente da B3 em dias normais, terá alterações por conta do encerramento da Bolsa nos quatro dias neste fim de ano (veja abaixo).

A negociação de títulos de renda fixa privada terá funcionamento ainda mais reduzido (confira abaixo também).

O horário de funcionamento para o registro das operações com títulos do agronegócio nos dias 24 e 30 de dezembro será reduzido, encerrando-se às 12h. Nos feriados, estará encerrada.

Assim, na próxima semana, haverá negociação normal na B3 na segunda-feira (23), fechando terça (24) e quarta (25), e voltando na quinta (26) e sexta (27).

Já na semana seguinte, há pregão na segunda (30), terça (31) e quarta (1º) fecha, e retorna à negociação normal, no dia 2, quinta-feira e sexta (3).

Bolsa de Valores americana

A Bolsa Americana só fecha nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro. No dia 24, os horários de negociação são reduzidos, com fechamento às 13h. No dia 31 de dezembro, a operação é normal.

Tesouro Direto

Em dias úteis normais, tanto a compra quanto a venda de Tesouro Direto pode ser efetuada das 9h30 às 18h.

Nos fins de semana e feriados, as negociações de compra e venda podem ser feitas em qualquer horário e os preços serão os de abertura do mercado do próximo dia útil. Após as 18h, só é possível realizar agendamentos de compras e vendas.

Natal

No dia 23, o Tesouro Direto vai operar normalmente das 9h30 às 18h. Nos dias 24 e 25, quando a B3 estará fechada, será possível agendar compras e vendas em qualquer hora. Mas os resgates antecipados e investimentos realizados a partir das 18h do dia 23 de dezembro de 2019 até às 5h do dia 26 de dezembro de 2019 serão efetivados com o preço de abertura do dia 26 de dezembro de 2019.

Ano Novo

No dia 30, o Tesouro volta a operar normalmente, das 9h30 às 18h. Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro, de novo, volta a ser possível agendar ordens, mas resgates e investimentos antecipados realizados a partir das 18h do dia 30 de dezembro de 2019 até às 5h do dia 2 de janeiro de 2020 serão efetivados com preço de abertura do dia 2 de janeiro de 2020.

Renda fixa privada (CDBs, letras, CRIs, CRAs e debêntures)

Natal

As negociações e solicitações estarão suspensas a partir das 15h do dia 23 de dezembro, próxima segunda-feira, até o dia 26 de dezembro às 10h. A liquidação será apenas em D+0 até as 15h.

Ano Novo

As negociações e solicitações estarão suspensas a partir das 15h do dia 30 de dezembro até o dia 2 de janeiro às 10h. A liquidação será apenas em D+0 até as 15h.

Para esclarecimentos adicionais sobre os horários de negociação, o investidor pode contatar sua corretora.

*Com Itaú Corretora

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas