Economia Bárbara
  

Seu Bolso

Conhece a Giving Tuesday? Além da Black Friday, prepare o bolso para o Dia de Doar

Data, que é uma resposta solidária à sexta-feira de descontos no comércio e serviços, acontece no próximo dia 3 de dezembro

Bárbara Leite

Publicado

em

Ideia do Dia de Doar é fomentar a solidariedade e a cultura de doação–Foto: Reprodução

A Black Friday, sexta-feira de descontos no comércio e serviços mundo afora, está chegando e a Giving Tuesday (terça-feira de doação) também.

A Giving Tuesday, que, no Brasil, ficou conhecida como o Dia de Doar, é um movimento global de solidariedade que desafia milhões de pessoas a doarem algo a uma causa social, e nasceu em resposta aos dias de maior apelo consumista –a Black Friday e a Cyber Monday (segunda-feira de promoções de eletroeletrônicos após a sexta de descontos).

Criado em 2012, o movimento já chegou a mais de 45 países e é comemorado na primeira terça-feira após a Black Friday, que, neste ano, acontece em 3 de dezembro.

No Brasil, foi realizado pela primeira vez em 2013 e é organizado pelo Movimento por uma Cultura de Doação, coalização de organizações e indivíduos para promover a cultura de doação no país.

A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) é a representante oficial da data no Brasil junto à criadora do #GivingTuesday, a 92Y, e lidera a campanha junto com a Umbigo do Mundo.

​No ano passado, o movimento estimulou mais de R$ 1,2 milhão em doações, impactando 22 milhões de pessoas nas mídias sociais com a hashtag #diadedoar.

O que doar?

A ideia é ajudar com recursos financeiros as instituições sociais, mas nem só de dinheiro se fazem doações.

Na realidade, a ideia do Dia de Doar é fomentar a solidariedade. Se você não tiver dinheiro para doar, pode doar sangue, doar tempo fazendo trabalhos voluntários, doar bens ou talento. Qualquer coisa é bem-vinda quando se trata de ajudar quem precisa.  

Para quem doar?

Tal como os donativos, também as instituições ficam à sua escolha. Pode aproveitar o Dia de Doar e beneficiar a causa que você mais se identifica.

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas