O dia terminou bem melhor do que o esperado para o dólar, enquanto o Ibovespa não resistiu e recuou, puxado pelo desempenho das ações das empresas de comércio eletrônico que despencaram com a chegada do Amazon Prime ao Brasil.
No fechamento, a moeda americana ficou nos R$ 4,096, com uma queda de 0,09%, depois de ter disparado a R$ 4,126 pela manhã. O índice do mercado de ações, após uma rodada de ânimo nos últimos dias, terminou com baixa de 0,14% para os 103.031 pontos.
Pela manhã, pesou sobre o dólar a notícia do jornal “OGlobo” de que o texto principal da reforma da Previdência corria o risco de ser contestado no Judiciário e até ter sua promulgação atrasada, devido às alterações propostas pelo relator no Senado, Tasso Jereissati (PSDB-CE).
Segundo Pablo Syper, diretor de operações da Mirae Asset e colunista do Economia Bárbara, a “velocidade da aprovação da reforma da Previdência” é só o que importa para o investidor estrangeiro.
À tarde, Tasso veio admitir que poderia alterar a proposta para evitar atrasos na aprovação, o que renovou o ânimo dos investidores de lá de fora.
A votação da reforma no plenário do Senado está programada para a próxima quarta, dia 18.
Também ajudou a informação de que a China poderia fazer uma oferta comercial mais vantajosa aos EUA, que poderia dar uma trégua na guerra comercial entre os dois países. Segundo o jornal South China Morning Post, de Hong Kong, negociadores chineses estariam dispostos a comprar mais produtos agrícolas em troca do adiamento da entrada em vigor de tarifas já anunciadas pelos EUA, bem como o relaxamento da proibição da compra de equipamentos chineses por entidades estatais dos EUA.
A cautela prevaleceu mundo afora na expectativa da reunião de política monetária que será realizada pelo Banco Central Europeu (BCE) nesta quinta-feira (11). As apostas de que a autoridade europeia vai anunciar estímulos para evitar uma recessão têm vindo a cair, trazendo desânimo geral.
Varejistas perdem quase R$ 5 bilhões em valor de mercado
A Bolsa sentiu a chegada do serviço Amazon Prime ao Brasil, que impactou diretamente as ações das varejistas do país.
Os papéis da B2W (controladora da Americanas.com e do Submarino) caíram 4,83%. Os papéis da Via Varejo (dona das Casas Bahia e do Ponto Frio) recuaram 3,28%, enquanto o Magazine Luiza teve perdas de 4,97%. As Lojas Americanas caíram 3,2%. Somadas, estas empresas tiveram uma perda de R$ 4,8 bilhões em valor de mercado nesta terça-feira (10). Juntas, as quatro valem R$ 103,8 bilhões.
O serviço da gigante americana oferece frete grátis na compra de seus produtos, além de acesso a conteúdos como filmes, séries, música, jogos e um catálogo rotativo de revistas e livros. A assinatura custa R$ 9,90 por mês ou R$ 89 por ano.
Para a analista de varejo da XP investimentos, Mariana Vergueiro, o serviço Amazon Prime é um passo importante para a estruturação da empresa no comércio digital no Brasil. Porém, pontuou que o serviço ainda tem limitações: “O serviço Prime ainda é restrito com relação ao número de produtos ofertados e quantidade de cidades com entrega em dois dias. Dessa forma, não vemos grandes mudanças no cenário competitivo on-line com esse anúncio, mas reconhecemos que o lançamento do Prime reforça o posicionamento e estratégia da Amazon para o Brasil”.
*Com agências