Após o Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central (BC) reduzir a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual para 6% ao ano, Banco do Brasil e Itaú Unibanco anunciaram o corte nas taxas de empréstimos para pessoas físicas e empresas.
Mais cedo, a Caixa também informou que vai reduzir as taxas em várias linhas. No cheque especial, a queda chega a 40% a partir desta quinta (1º).
BB: taxas do crédito imobiliário têm queda
No caso do BB, os cortes foram no crédito para pessoas físicas, jurídicas e financiamento imobiliário, em taxas que passam a valer na próxima segunda (5).
No crédito imobiliário, a taxa mínima no SFI (Sistema Financeiro de Habitação) cairá de 8,49% para 8,29%. O SFI abrange imóveis até R$ 1,5 milhão e permite o uso do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). Haverá redução ainda na linha de carteira hipotecária, em que os juros cairão de 8,85% para 8,65%.
Os juros mínimos no crédito com garantia de veículo também vão ficar menores, (de 1,57% para 1,53% ao mês). No financiamento para compra de carros novos e seminovos, eles caem de 0,88% para 0,84%, e no empréstimo pessoal sem garantia, a taxa mínima diminuirá de 2,99% para 2,95% ao mês.
No caso de empresas, a redução se deu em algumas linhas, como desconto de cheque, em que os juros vão cair de 1,26% ao mês para 1,22%.
Itaú repassa corte integral
Já o Itaú Unibanco afirmou que repassará integralmente, a partir de segunda (5), o corte de 0,5 ponto percentual na Selic.
O Itaú informa que na pessoa física, a redução será no empréstimo pessoal e, no caso de pessoa jurídica, no capital de giro.
A instituição financeira não informou as taxas de juros que serão cobradas a partir de segunda.