Economia Bárbara
  

Empresas e Negócios

Nova aérea low cost pede autorização para entrar no Brasil

Com a confirmação, a chilena Jetsmart poderá se tornar a quarta companhia de baixo custo a operar no país

Bárbara Leite

Publicado

em

JetSmart quer iniciar operação de rotas internacionais partindo da Argentina e do Chile para o Brasil-Foto: Divulgação

A companhia aérea estrangeira low cost (baixo custo) JetSmart, de propriedade do fundo americano Índigo Partners, deu entrada na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) no processo de autorização para funcionamento no país, informou a agência nesta segunda-feira (26). A low cost pretende iniciar a operação de rotas internacionais partindo da Argentina e do Chile para o Brasil.

Além da JetSmart, outras quatro empresas vieram para o país desde a nova lei da bagagem. Três empresas estrangeiras low cost já chegaram ao país: a europeia Norwegian, a chilena Sky Airlines e a argentina Flybondi. 

A JetSmart foi lançada em 2017 e tem uma frota de 10 jatos Airbus A320, que atendem dez destinos no Chile, Argentina e Peru. Ela encomendou, no ano passado, 82 aeronaves A320neo, A321neo e o novo A321XLR.

Lei das bagagens

A largada para a entrada das low cost no Brasil aconteceu a partir da resolução 400, que foi aprovada em dezembro de 2016, tentando alinhar as regras da aviação brasileiras a padrões internacionais. 

O principal ponto de atração das estrangeiras que agora chegam ao país foi, na opinião da Anac, a desregulamentação da bagagem, que permite às companhias cobrar pelo despacho das malas.

Pela nova regra, as empresas aéreas podem cobrar taxas adicionais pelas bagagens despachadas em voos nacionais e internacionais. Gratuita só a bagagem de mão com até 10 quilos. 

Até então, os passageiros podiam despachar uma mala de até 23 quilos e levar uma bagagem de mão de até cinco quilos, em voos domésticos. Para viagens internacionais, o limite era de 32 quilos para despachar e até dez quilos para itens de mão. O serviço já estava incluído no valor da passagem.

Você sabe o que é uma aérea low cost?: #ABabiResponde!

Companhias aéreas de baixo custo (low cost) praticam preços menores do que as empresas regulares. Para poderem dar descontos, elas retiram alguns serviços e benefícios.

 Veja abaixo algumas diferenças em relação às companhias comuns:

1) espaço dos assentos reduzido

2) a escolha de assentos é paga

3) uso de aeroportos secundários

4) bagagem despachada é cobrada

5) não há programa de fidelidade

6) não há possibilidade de realocação em voos de outras companhias em caso de cancelamento

7) não oferece lanches aos passageiros; todo o serviço de bordo é pago

8) o embarque prioritário é pago

9) não oferece entretenimento: esqueça jogos e filmes a bordo

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas