A Gol e a American Airlines anunciaram nesta terça-feira (4) um acordo de codeshare (compartilhamento de voos) que irá expandir os voos das empresas entre EUA e América do Sul.
O acordo ainda depende do aval de autoridades regulatórias no Brasil e nos EUA.
Antes, a Gol tinha um acordo semelhante com outra aérea americana, a Delta Airlines, mas como a companhia comprou 20% da chilena Latam Airlines, dono da brasileira Latam, a parceria foi desfeita.
Segundo comunicado da Gol, o novo codeshare irá ligar a empresa a mais de 30 destinos nos EUA, enquanto a companhia americana irá oferecer 20 novos destinos para América do Sul.
O acordo proporciona aos passageiros que voem entre os destinos das companhias com a emissão de apenas um bilhete e despacho de bagagem até o destino final.
A parceria ainda permitirá o futuro resgate e acúmulo de milhas nos programas Smiles e AAdvantage durante o primeiro semestre de 2020.
A American Airlines também aumentará o serviço de Miami (MIA) para o Rio de Janeiro (GIG), adicionando um segundo voo diário neste inverno.
O novo acordo de compartilhamento de voos permitirá que os clientes se conectem a 53 voos da GoL além do Rio de Janeiro (GIG), São Paulo (GRU), Brasília (BSB), Manaus (MAO) e Fortaleza (FOR).
Os novos destinos de codeshare na América do Sul atualmente não atendidos pela American incluem Assunção (ASU), Curitiba (CWB) e Foz do Iguaçu (IGU), aguardando aprovação do governo.