A Apple reportou, nesta terça-feira (28) à noite, o balanço do primeiro trimestre fiscal, terminado em 31 de dezembro de 2019, tendo registrado receitas de US$ 55,97 bilhões provenientes das vendas de iPhones, ultrapassando as estimativas dos analistas, que eram de US$ 51,62 bilhões, provando que o novo iPhone 11 estreou com força. O número representa uma alta de 8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
No geral, o faturamento somou US$ 91,8 bilhões, um aumento de 9% ante igual intervalo do ano passado. A estimativa do mercado era que a Apple faturasse US$ 88,4 bilhões no trimestre.
Sobre o carro-chefe das vendas, a nova linha de smartphones iPhone 11, lançada em setembro, o presidente da Apple, Tim Cook, comentou: “Foi uma espécie de sucesso de bilheteria”.
“As pessoas adoram a vida da bateria. Eles amam a câmera. Eles amam o design industrial. A bateria dura o dia todo “, disse Cook à Josh Lipton da CNBC nesta terça-feira.
Segundo ele, a política de preços dos celulares também foi a acertada.
O primeiro trimestre fiscal, de outubro a dezembro, também abrange a importante temporada de festas, que leva a um aumento maior da receita em comparação com outras partes do ano.
Já o lucro líquido da Apple no primeiro trimestre fiscal cresceu 11% para US$ 22,1 bilhões, correspondendo a um lucro por ação de US$ 4,99 (+ 19%), acima das projeções (US$ 4,55).
Novas metas
A empresa também divulgou novas metas (o chamado “guidance”) de faturamento para o atual trimestre, que ficaram acima do esperado.
A empresa da marca da maçã estima receitas entre US$ 63 bilhões e US$ 67 bilhões para o período entre janeiro e março (o seu segundo trimestre fiscal). A previsão dos analistas apontava para receitas de US$ 62,3 bilhões.