A Azul Linhas Aéreas Brasileiras anunciou nesta segunda-feira (12) que começará a operar no dia 29 de agosto a ponte aérea entre os aeroportos de Congonhas (SP) e Santos Dumont (RJ), hoje restrita a Gol e Latam Brasil, com tarifas iniciais de R$ 99 por trecho.
Ao todo, serão 34 operações diárias, 17 partidas por dia de cada aeroporto. De acordo com o presidente da Azul, John Rodgerson, a frequência vai permitir um voo a cada 50 minutos entre as duas cidades.
A entrada da companhia vai ampliar a concorrência na rota mais rentável do país e quarta rota doméstica com maior frequência de voos no mundo.
Em setembro, a Azul será a única empresa a voar nessa rota, mesmo com a pista principal do Santos Dumont fechada para reforma, já que seus E-Jets (Embraer ERJ-190 e ERJ-195) estão habilitados para pousar na pista auxiliar do terminal.
“Quebrar o duopólio nesse mercado é só a primeira etapa daquilo que acreditamos ser o melhor para o consumidor e a indústria. Ao fomentarmos a competição, só trazemos benefícios para o setor e para quem voa”, diz Rodgerson, em nota.
A empresa entrou na rota após a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) redistribuiu os slots (nome da licença que uma companhia aérea recebe para poder decolar e pousar num aeroporto) do aeroporto de Congonhas, que eram da Avianca Brasil. A companhia pediu recuperação judicial em novembro de 2018 e deixou de voar em maio. A Azul ficou com 41 slots no local (15 a mais).