O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), divulgou nesta sexta-feira (2), o cronograma de votações para a próxima semana, a primeira após o recesso parlamentar de julho, com a confirmação de que a reforma da Previdência será votada a partir de terça-feira (6).
O texto, que cria uma idade mínima para se pedir a aposentadoria e eleva as alíquotas de contribuição, entre outras novidades, foi aprovado no primeiro turno da Câmara em meados do mês passado.
O calendário da semana que vem prevê uma sessão de debates na segunda-feira (5) e outra extraordinária, na manhã de terça (6), para cumprir o prazo exigido para se iniciar o segundo turno.
A discussão da reforma da Previdência em segundo turno está prevista para às 14h de terça-feira (6), com sessões ao longo de quarta-feira (7), a partir das 9h, e de quinta-feira (8).
O roteiro da votação deve ser o do primeiro turno, com análise do texto principal e dos destaques (sugestões de mudança no texto).
A diferença é que, nesta etapa, só são permitidos os destaques supressivos (aqueles que retiram trechos da proposta). Concluída a votação na Câmara, a reforma da Previdência seguirá para o Senado.
*Com agências