A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) recomenda que companhias aéreas do Brasil proíbam o embarque do notebook MacBook Pro de 15 polegadas, da Apple.
A orientação ocorre após a Apple ter anunciado um recall dos modelos vendidos entre setembro de 2015 e fevereiro de 2017, por defeitos na bateria de lítio, que poderiam causar até incêndios.
Os passageiros proprietários de equipamentos desta marca que, antes de viajar com o aparelho, devem verificar se o eletrônico é um dos dispositivos afetados pela falha na bateria. A consulta pode ser realizada na página da fabricante: https://support.apple.com/15-inch-macbook-pro-battery-recall.
Segundo a Anac, os equipamentos defeituosos não devem ser transportados como bagagem de mão nem despachados no porão da aeronave, dados os riscos que representam para as operações aéreas. Os passageiros que embarcarem com o dispositivo inapropriadamente serão orientados pelos profissionais das companhias aéreas a manterem o dispositivo desligado e a não recarregarem o aparelho durante o voo.
A recomendação é válida até que a fabricante realize a substituição dos modelos defeituosos.