Economia Bárbara
  

Dicas Bárbaras

Vai comprar na Black Friday verde- amarela? Veja dicas para não sair no prejuízo

Governo e varejistas tentam emplacar uma nova data do comércio com descontos, a “Semana do Brasil”, que tem início nesta sexta (6) e vai até dia 15; consumidor precisa ficar atento para não cair em armadilhas

Bárbara Leite

Publicado

em

Entre os dias 6 e 15, deste mês, varejo vai oferecer descontos de até 80%-Foto: Agência Brasil Hg Divulgação

O governo e os varejistas brasileiros tentam emplacar, a partir desta sexta-feira (6), uma nova data no calendário do comércio com descontos e promoções, seguindo o exemplo americano: a “Semana do Brasil”, uma espécie de Black Friday verde-amarela na semana do 7 de Setembro, Dia da Independência.

Nesta primeira edição, que vai desta sexta (6) até ao domingo (15), mais de 4,6 mil varejistas já aderiram ao evento, prometendo reduções de até 80% nos preços de produtos e serviços. Vai haver ofertas de tudo, de eletroeletrônicos a diárias em hotel.

A ideia é que a campanha seja repetida todos os anos.

Porém, a semana de descontos carrega dois perigos: você pode acabar de endividando além do seu orçamento e gastar dinheiro em coisas que você não quer, nem realmente precisa.

Confira abaixo algumas dicas para você conseguir aproveitar melhor os descontos e não sair do prejuízo na Black Friday verde-amarela.

1. Planeje seu orçamento

Antes de ir às compras veja se seu orçamento é compatível para a aquisição do item. Analise se a compra não trará futuramente custos extras para você e sua família. Deve-se sempre considerar as dívidas que já se tem.

2. Seja honesto: eu realmente preciso disso?


Antes de efetuar a compra, pense realmente se você está economizando dinheiro ou gastando com um produto de que você não precisa necessariamente.

Seja honesto consigo mesmo: você vai usar esse produto imediatamente? Ou vai colocá-lo em uma estante ou gaveta para um dia (que você não sabe quando) tirá-lo de lá?

Se for uma roupa, experimente antes e tome uma água ou chá. Se você ainda estiver pensando na peça, volte e compre.

3. Verifique se o desconto é realmente relevante

Se antecipe à “Semana do Brasil”, pesquisando os preços dos produtos que deseja comprar para averiguar se os descontos que estão sendo dados são realmente vantajosos. A internet e sites compradores de preços, como o Zoom e Buscapé, podem ajudar nessa tarefa.

4. Faça uma lista e não fuja dela

Para evitar compras por impulso, o ideal é fazer uma lista de compras, estabelecer prioridades e estipular o valor máximo que pode ser gasto. A recomendação é seguir a lista e não fugir dela, ainda que as promoções pareçam imperdíveis.

5. Escolha a melhor forma de pagamento

Se precisar parcelar a compra, a melhor orientação é escolher o menor número de parcelas possível para não se atrapalhar com as contas no futuro.

Lembre-se que caso a parcela não caiba no seu orçamento, não haverá como pagar a totalidade da fatura do cartão de crédito e isso incorre em juros, endividamento e acaba com o desconto obtido no preço.

O consumidor deve levar em conta que, em razão dos descontos, os produtos podem ter valores distintos se pagos à vista ou parcelados. Pergunte se o produto ou serviço à vista sai mais em conta.

6. Não tenha pressa

Se for aproveitar o período das promoções nas lojas físicas, saia para as compras com tempo, sem pressa, e com dose extra de paciência, para evitar compras de impulso e pesquisar em mais de uma loja os valores para os produtos desejados.

7. Fique atento aos detalhes da entrega

Antes de fechar a compra, é primordial também verificar o valor do frete, que geralmente não está incluso na oferta. Dependendo do valor, pode ser que o desconto não compense por conta do frete para a sua região.

8. Apenas compre em lojas confiáveis

É importante verificar se a loja possui dados blindados. Quando fornecer seus dados pessoais, fique atento ao desenho de um cadeado que aparece no canto esquerdo do local onde você digita o nome do site, e verifique se o endereço começa com https://.  Isso significa que a página conta com um certificado SSL, que garante que os dados que trafegam por ele estão criptografados. Além disso, caso o site não traga um SSL validado pelo Google, ele apresentará a mensagem “Não seguro” bem ao lado da barra de endereços. Se você visualizar um e-commerce com esse alerta, passe longe. 

Outra dica importante é verificar o nome da loja em sites de reclamações ou até mesmo em órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon.

9. Desconfie de ofertas mirabolantes

Desconfie sempre de ofertas mirabolantes, especialmente se a loja for desconhecida. Existem aquelas que aumentam os valores reais para que o desconto pareça maior. A dica é pesquisar para não ser enganado.

10. Confira as políticas de troca e devolução


Algumas lojas costumam restringir a devolução ou troca de produtos comprados em promoções. Se você mudou de ideia sobre uma compra, ou ganhou um presente e quer trocá-lo, é possível que encontre dificuldade.

Segundo o Código de Defesa do Consumidor, compras feitas fora de lojas físicas, como internet, catálogos ou telefone, podem ser canceladas no prazo de sete dias a partir da entrega do produto, mesmo que ele não apresente qualquer defeito.

Segundo o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), mesmo que a loja declare possuir uma política de trocas diferente no momento da venda, o direito de arrependimento em sete dias precisa ser respeitado, já que a troca e o arrependimento não se confundem.




Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas