Economia Bárbara
  

Seu Bolso

BC da Turquia corta juros, e decisão pode ajudar a baratear o dólar no Brasil

Autoridade monetária turca anunciou nesta quinta que a taxa básica recuou de 16,5% para 14%, acima das previsões dos analistas; uma redução por lá pode acabar beneficiando o real

Bárbara Leite

Publicado

em

Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, quer que juros continuem caindo–Foto: Reprodução

O banco central da Turquia fez outro corte na taxa de juros acima das expectativas nesta quinta-feira (24), decisão que é boa notícia para o real, que estava perdendo investidores para outros emergentes, que pagam juros maiores.

O Comitê de Política Monetária turco reduziu a sua taxa básica de 16,5% para 14% nesta quinta, acima de todas as previsões dos 30 analistas ouvidos pela agência Bloomberg. A redução de 2,5 pontos percentuais também é maior do que o esperado pelos economistas pesquisados pela Reuters, que previam queda de 1 ponto na taxa básica. A redução da taxa enfraqueceu a lira ante o dólar.

Com a queda dos juros, diminui por lá o chamado “carry trade”, quando o investidor pega dinheiro em um país que paga uma taxa de juros mais baixa, como os EUA, e aplicar a quantia em outro destino que pague retornos maiores (caso de emergentes, como a Turquia e Brasil).

Em tese, esse capital pode acabar migrando para o Brasil, ajudando a fortalecer o real e a baratear o dólar.

Turquia: economia fraca

Um alívio monetário é oportuno porque a economia da Turquia continua fraca. A produção industrial caiu pelo 12º mês consecutivo em agosto, enquanto o desemprego está atingindo níveis recorde.

A autoridade monetária cortou os juros agressivamente de 24% desde julho para ajudar a reanimar a economia turca, atingida por uma recessão após a crise cambial do ano passado. O ciclo de corte de juros da Turquia agora pode estar quase acabando.

Mas com a inflação declinando ainda neste mês antes de encerrar o ano entre 11% e 12%, os formuladores de políticas podem fazer mais um corte na reunião final deste ano em dezembro, “assumindo, é claro, que a lira se mantenha estável em geral”, de acordo com Nigel Rendell, analista sênior da Medley Global Advisors LLC em Londres.

“Erdogan (presidente turco) está desesperado para baixar as taxas de juros e o banco central não está em posição de se opor”, disse ele.

*Com informações da agência Bloomberg

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas