Varejistas e governo estão em conversas para criar, entre os dias 6 e 15 setembro, uma nova data promocional para os setores de comércio e serviços, chamada “Semana do Brasil”, segundo o jornal “Valor Econômico”.
Seria uma espécie de nova “Black Friday”, mas numa menor proporção, considerando o período curto para planejamento.
Para dar fôlego à data, está em discussão a proposta para reduzir ou isentar eletrônicos e eletrodomésticos vendidos durante o período da cobrança do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).
A ideia partiu do governo com o objetivo de gerar vendas e estimular o crescimento da economia, que praticamente estagnou no primeiro semestre.
A proposta ganhou força após o avanço do projeto de liberação parcial dos recursos do FGTS, que começa em setembro. O governo estima que devem ser liberados R$ 30 bilhões em recursos do fundo neste ano. A princípio, o mote da iniciativa, que deve nortear as campanhas das empresas envolvidas, será “Brasil em Verde e Amarelo” segundo a publicação.
Em 2009, para alavancar o consumo o IPI sobre os eletrodomésticos da linha branca foi reduzido, levando à queda entre 3% e 10% no preço de produtos como geladeiras e fogões. No caso do ICMS, uma mudança exigiria negociação com os Estados, onde ocorre a cobrança.