Neste domingo (3), os relógios de vários celulares e outros dispositivos eletrônicos voltaram, de novo, a adiantar em uma hora, mesmo com a suspensão do horário de verão.
O mesmo erro já havia ocorrido no dia 20 de outubro, terceiro domingo de outubro, data em que tradicionalmente o horário era adiantado uma hora por conta do horário de verão. Neste ano, porém, um decreto do presidente Jair Bolsonaro revogou o horário de verão, medida para economia de energia, após 34 anos de vigência.
Segundo o Google, as modificações realizadas nos últimos dois anos-em 2018, a data do horário de verão passou do terceiro domingo de outubro para o primeiro domingo de novembro, e em 2019, decreto extinguiu o horário de verão-têm impacto no Banco de Dados Global da IANA, usado para celulares e dispositivos eletrônicos para garantir a hora certa.
Nesta madrugada, foram afetados os celulares que não haviam sido impactados no dia 20 de outubro.
Confira abaixo como alterar o horário manualmente e a hora certa, e assim, evite atrasos no Enem 2019, que se realiza neste domingo (3). Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, com início de prova às 13h30 (horário de Brasília).
Que horas são?
Mas afinal, qual é a hora certa? Veja abaixo o horário de Brasília atualizado em tempo real para você.
Veja como alterar o horário manualmente:
Nos aparelhos iPhone:
- Acesse a tela principal e toque na opção “Ajustes”
- Toque na opção “Geral”
- Toque na opção “Data e Hora”
- Desabilite a opção de configuração do relógio “Automaticamente”
- Configure manualmente o horário correto
Nos aparelhos Android:
- Toque no ícone “Configurar”;
- Toque na opção “Data e hora”;
- Desmarque a opção “Data e hora automáticas”
- Configure manualmente a hora correta