A Seara Alimentos, subsidiária da JBS, investirá R$ 180 milhões na construção de uma fábrica de biodiesel em Santa Catarina, com operação prevista para 2021, informou a maior produtora global de carnes nesta terça-feira (30).
A terceira unidade de biodiesel da JBS utilizará como matérias-primas resíduos como gorduras de aves e suínos, material farto no Estado onde a empresa possui importantes unidades de produção de carnes.
Na fase de obras, serão criados 400 empregos, segundo a empresa. Já em operação, serão 100 vagas diretas e 300 indiretas.
Nas outras duas fábricas de biodiesel do grupo, em Lins (SP) e Campo Verde (MG), lugares onde as operações de carne bovina da JBS são mais fortes, o sebo bovino acaba sendo a matéria-prima preponderante na produção do biocombustível.
A nova unidade da JBS Biodiesel, em Mafra (SC), mais que dobrará capacidade produtiva da empresa, a qual deve superar 600 milhões de litros/ano, disse a JBS.
A planta também poderá usar soja como matéria-prima, disse a empresa, referindo-se ao principal insumo para a produção de biodiesel no país, onde a legislação obriga a mistura 10% de biocombustível no diesel.
Somente em Santa Catarina, a JBS mantém mais de 30 operações da Seara em 18 municípios, entre unidades produtivas de aves, suínos, industrializados, fábricas de ração, entre outras.