Seu Bolso

Sabe qual é o melhor dia do mês para comprar ações da Petrobras? Ele está chegando

Levantamento do histórico das ações da petrolífera desde 2000 mostra que existe um dia que gerou maior retorno ao acionista

Publicado

em

Ação da Petrobras é a queridinha entre os analistas para dezembro–Foto: Divulgação

Será que tem um dia específico no mês que é melhor para comprar as ações da Petrobras (PETR4)? Levantamento do histórico dos papéis da petrolífera desde 2000 mostra que existe, sim, um dia que gerou mais retorno ao acionista. E ele está chegando.

De acordo com o pesquisador Rodrigo Côrtes, da averatrading.com, considerando os dados da ação preferencial da Petrobras (PETR4) desde 2000 e realizando compras com a mesma quantidade e mantendo os papéis em carteira até o último dia 25 de novembro de 2019, o melhor dia para comprar ações da estatal é dia 20. Neste mês de dezembro de 2019, dia 20 é já nesta sexta-feira.

Leia também: Ibovespa deve chegar aos 250 mil pontos em 2022, mas ‘gringo não vem’, diz gestora do Dahlia

De acordo a pesquisa, o retorno médio de quem comprou as ações da Petrobras nos dias 20 de cada mês nos últimos 19 anos e as manteve no portfólio até o último dia 25 de novembro foi de 264%, o maior entre os 31 dias do mês.

Já o pior dia para adquirir os papéis é dia 9, com rentabilidade média de 237% no mesmo período. Confira gráfico abaixo:

Fonte: Rodrigo Côrtes, da averatrading.com

Melhor dia desde 2000

O levantamento também mostra que, sem considerar o pagamento de proventos, os melhores dias para comprar ação da Petrobras foram 14 ou 15 ou 16 de outubro de 2002. Quem comprou em um destes dias está com um retorno de 1.129%.

Leia também: Em três dias, B3 tem três pedidos de IPO; outros 12 estão na fila: veja quais

Por outro lado, o pior dia, foi 21 de maio de 2008. Quem comprou nesta data está com um retorno negativo de 22%.

Leia também: Onde investir em dezembro? Veja as ações recomendadas por 13 corretoras

O estudo estatístico é baseado em dados passados e não garante de forma alguma rendimentos futuros. Também não é uma recomendação de compra. É apenas uma pesquisa de estatística aplicada ao mercado de ações.

Clique para comentar

Mais Lidas

Copyright © Economia Bárbara