Seu Bolso

Agenda econômica da semana: veja o que você precisa acompanhar

Fique pode dentro dos principais eventos no Brasil e no mundo, que devem mexer com o mercado financeiro entre segunda-feira, 11 de novembro, e sexta-feira, 15 de novembro

Publicado

em

A semana entre 11 a 15 de novembro, que será esvaziada pelo feriado da Proclamação da República, na sexta-feira, em que os mercados estarão fechados, marca a volta ao cenário político do ex-presidente Lula da Silva, solto na última sexta-feira (8), beneficiado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que considerou inconstitucional a prisão após segunda instância. Embora os analistas não acreditem que o seu retorno vá afetar o andamento das reformas econômicas, o aumento da polarização política deve mexer com o humor do mercado.

Leia também: Um dia após ser solto, Lula ataca Bolsonaro e chama Guedes de ‘demolidor de sonhos’

Haverá discursos do presidente dos EUA, Donald Trump, do presidente do Fed (Banco Central dos EUA), Jerome Powell, além de oito aparições de membros do Fed, falas que costumam afetar a trajetória do dólar.

Por aqui, saem os dados dos serviços e varejo de setembro, que vão indicar como a economia brasileira se comportou no terceiro trimestre. Lá fora, saem os dados da Alemanha, que devem indicam que o maior país da Zona do Euro entrou em recessão, além de indicadores nos EUA.

A semana tem ainda a promulgação da reforma da Previdência, além da reunião dos Brics (grupo das maiores economias emergentes), que acontece em Brasília na quarta e na quinta-feiras, fechando o expediente no Congresso.

Leia também: Regime de partilha e falas de ministro: veja o que explica o fracasso dos leilões do pré-sal

A temporada de balanços corporativos do terceiro trimestre termina nesta quinta, e até lá, ao menos 42 empresas devem anunciar seus resultados financeiros no período.

Segunda-feira (11)

1. Dia do Solteiro ou 11.11: a ‘Black Friday’ chinesa

O site Aliexpress, da gigante chinesa Alibaba, e a Americanas.com entraram com força neste Dia do Solteiro chinês, a “Black Friday” da China, oferecendo descontos de até 80% para o consumidor brasileiro em produtos chineses. O dia será uma “prévia” para testar o apetite dos brasileiros para a Black Friday, que acontece no dia 29, além de poder sinalizar consequências na confiança do consumidor chinês da guerra comercial com os EUA.

2. Boletim Focus

O Banco Central (BC) divulga, às 8h25, o Boletim Focus, com as projeções de cerca de cem economistas do mercado financeiro para o dólar, PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas em um país), taxa básica de juros, a Selic, e a inflação oficial medida pelo IPCA para 2019 e 2020.

Confira as últimas estimativas do Boletim Focus:
  • Selic: 4,50% ao ano (2019) e 4,50% (2020)
  • PIB: 0,92% (2019) e 2% (2020)
  • IPCA: 3,29% (2019) e 3,60% (2020)
  • Dólar: R$ 4 (2019) e R$ 4 (2020)

3. PIB britânico

No Reino Unido, saem os dados do PIB do terceiro trimestre, e o mercado espera alta anual de 1,1% e uma variação de 0,4% ante o trimestre anterior. No segundo trimestre, incertezas com o Brexit (saída do Reino Unido da União Europeia) fizeram a economia recuar 0,2%. No dia seguinte serão conhecidos os dados do desemprego e salários no Reino Unido.

4. Pacote emprego para jovens e para pessoas de meia idade

Ficou para esta semana a divulgação do pacote de medidas para estimular o emprego entre jovens (entre 18 anos e 29 anos) e pessoas acima de 55 anos, ainda pela comemorações dos 300 dias do governo Bolsonaro.

5. Temporada de balanços corporativos

Saem os resultados financeiros do terceiro trimestre de:

  • Banco Banrisul (BRSR3/BRSR5/BRSR6)
  • BR Distribuidora (BRDT3)
  • Itaúsa (ITSA3/ITSA4)
  • Rumo (RAIL3)
  • Tupy (TUPY3)

Terça-feira (12)

1. Reforma da Previdência é promulgada

O Congresso promulga a reforma da Previdência em evento pela manhã. Com isso, as novas regras começam a valer. Algumas, como aumento de tributos sobre bancos e mudanças nas alíquotas previdenciárias, só entram em vigor em 90 dias. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi aprovada em plenário no Senado no último dia 22 de outubro.

2. PEC paralela da reforma da Previdência no Senado

O Senado deve concluir a votação em 1º turno da PEC paralela da reforma da Previdência, com a votação das emendas propostas pelos partidos.

3. Trump fala no Economic Club de Nova York

O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa às 14h no Economic Club de Nova York, com os mercados esperando uma sinalização sobre o planejado acordo de “fase 1” com a China, depois que na sexta ele desmentiu os chineses que teria concordado em remover gradualmente as tarifas ao país asiático.

4. Serviços no Brasil

O IBGE divulga, às 9h, o volume de serviços do Brasil de setembro. Em agosto, o segmento recuou 0,2%.

5. Membros do Fed falam

Dois membros do Fed (Banco Central dos EUA) vão discursar. Patrick Harker, do Fed da Filadélfia, e Neel Kashkari, do Fed de Mineápolis.

6. Temporada de balanços corporativos

Saem os resultados financeiros do terceiro trimestre de ao menos 17 empresas. Entre elas estão:

  • Cosan Logística (RLOG3)
  • Eletrobras (ELET3/ELET6)
  • Embraer (EMBR3)
  • Minerva (BEEF3)
  • Profarma (PFRM3)
  • Trisul (TRIS3)

Quarta-feira (13)

1. 1º dia de reunião dos Brics em Brasília

Começa em Brasília o encontro dos Brics (grupo integrado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que deixará o Congresso sem expediente.

Ao contrário de encontros anteriores, presidentes sul-americanos não foram convidados a participar de reuniões paralelas.

2.Impeachment de Trump: audiências

O processo de impeachment de Trump entra numa nova fase, com a Comissão do Congresso iniciando as audiências públicas sobre a relação do presidente americano com a Ucrânia. Mesmo que Trump seja acusado pelo Congresso, não é automática a sua destituição, que só valerá com votos do Senado, que é majoritariamente republicano.

3. Powell participa de audiência no Congresso

O presidente do Fed, Jerome Powell, vai falar perante o Comitê Econômico Conjunto do Congresso em Washington.

Ele deve reiterar que os planos de novos cortes de juros estão suspensos após a redução das taxas do Fed no mês passado pela terceira vez consecutiva.

4. Inflação dos EUA

Serão divulgados, às 10h30, os dados da inflação dos EUA de outubro, dado que pesa na decisão do Fed sobre os rumos da taxa de juros por lá.

5.Varejo do Brasil

O IBGE divulga, às 9h, os dados do varejo brasileiro de setembro. Em agosto, o segmento cresceu 0,1%.

6. Temporada de balanços corporativos

Saem os resultados financeiros do terceiro trimestre de ao menos 30 empresas. Entre elas estão:

  • Alupar (ALUP3/ALUP4/ ALUP11)
  • Eneva (ENEV3)
  • Hapvida (HAPV3)
  • JBS (JBSS3)
  • Marfrig (MRFG3)
  • Oi (OIBR3/OIBR4)
  • Qualicorp (QUAL3)
  • Sinqia (SQIA3)
  • Taesa (TAEE3/TAEE4/TAE11)
  • Unipar (UNIP3/UNIP5/UNIP6)

Quinta-feira (14)

1. 2º dia de reunião dos Brics em Brasília

O encontro dos Brics (grupo integrado pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que deixará o Congresso sem expediente, termina e os líderes divulgam uma declaração conjunta que conterá, entre outros pontos, o combate ao terrorismo e à corrupção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologia e inovação.

2. Powell participa de audiência no Congresso

O presidente do Fed, Jerome Powell, volta ao Congresso e agora vai falar no Comitê de Orçamento da Câmara.

3. PIB da Alemanha

Saem os dados do PIB do terceiro trimestre da Alemanha, que deverão mostrar que o maior país da Zona do Euro entrou em recessão. No trimestre anterior, a economia recuou 0,1%. Também são divulgados os dados do PIB e do emprego da Zona do Euro.

4. PIB do Japão

O Japão divulgará os números do PIB do terceiro trimestre, em meio a previsões de uma ligeira desaceleração em relação ao trimestre anterior. No segundo trimestre, a economia japonesa cresceu 0,3%.

5. Temporada de balanços corporativos

Saem os resultados financeiros do terceiro trimestre de:

  • Copasa (CSMG3)
  • Metalfrio (FRIO3)
  • Omega Geração (OMEG3)
  • Eternit (ETER3)

Sexta-feira (15)

1.Bolsa e mercados fechados por conta do feriado nacional

Por conta do feriado da Proclamação da República, as negociações na B3, Bolsa brasileira, e nos restantes mercados financeiros brasileiros, como o de câmbio, estarão fechados.

2. BC divulga o IBC-Br

Apesar do feriado o Banco Central divulgará o IBC-Br, uma prévia do PIB, de setembro. Em agosto, o indicador caiu 0,73%.

3. Vendas do varejo e produção industrial dos EUA

Serão divulgadas as vendas do varejo e a produção industrial nos EUA de outubro, que vão sinalizar como está a economia americana em meio à guerra comercial e devem mostrar recuperação após as quedas em setembro.

Clique para comentar

Mais Lidas

Copyright © Economia Bárbara