Economia
Trump: pode ser melhor esperar até depois das eleições de 2020 para um acordo com a China
Em Londres, presidente americano disse “gostar da ideia” de esperar após novembro do ano que vem para fechar o pacto comercial com os chineses; a declaração azedou o humor do mercado
O presidente dos EUA, Donald Trump, disse na terça-feira (3) que seria melhor esperar até depois das eleições de 2020 para fechar um acordo comercial com a China.
“De certa forma, eu gosto da ideia de esperar até depois da eleição para o acordo com a China, mas eles querem fazer um acordo agora e veremos se o acordo vai ou não dar certo”, disse Trump a repórteres em Londres, onde vai participar da reunião de dois dias da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) que vai assinalar o 70.º aniversário do bloco.
A eleição geral dos EUA está marcada para novembro de 2020.
Leia também: Agenda econômica da semana: veja o que você precisa acompanhar
Após a declaração, os futuros do S&P, que subiam 0,20% viraram para queda de 0,30%; o petróleo passou a cair, com os traders digerindo a maior probabilidade de atraso do acordo comercial entre as duas potências.
Quando perguntado se ele tinha um prazo para o acordo, ele acrescentou: “Não tenho prazo, não … De certa forma, acho que é melhor esperar até depois da eleição, se você quiser saber a verdade”.
Leia também: Depois do aço do Brasil, Trump ameaça taxar de champanhe a queijos da França
Washington e Pequim impuseram tarifas de bilhões de dólares em bens uns dos outros desde o início de 2018, atingindo os mercados financeiros e azedando os sentimentos de negócios consumidores.
Criticando as administrações anteriores dos EUA, Trump afirmou que a China estava “roubando os EUA por muitos e muitos anos” e isso se resumia a uma “falta de liderança”.
*Com CNBC