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Varejistas fazem liquidações de início do ano: veja 10 dicas para não sair no prejuízo
Promoção nas Casas Bahia e Ponto Frio começam nesta quinta (2); nesta sexta (3), acontece a “Liquidação Fantástica”, do Magazine Luiza; siga orientações para se dar bem nas compras
As redes varejistas e supermercados já estão com ofertas para tentar queimar os estoques de fim de ano. Lojas como Casas Bahia, Ponto Frio, Magazine Luiza, C&A, Lojas Americanas, Shoptime e Carrefour estão com descontos de até 70%.
Nesta quinta (2) começa a liquidação anual das Casas Bahia e Ponto Frio, marcas da Via Varejo (VVAR3), que vai até ao dia 12, com redução de até 70% nos preços.
Nesta sexta (3), é a vez da Magazine Luiza (MGLU3) realizar a tradicional “Liquidação Fantástica”.
Famosa pelas filas que forma na porta das lojas, a liquidação de queima de estoque da Magalu oferece descontos de até 70%. As lojas abrem as portas às 6h para a promoção. No app, a promoção começa já nesta quinta (2), a partir das 20h.
Nas unidades físicas das Lojas Americanas, as ofertas vão durar até a próxima segunda (6); no site, até esta quinta (2). No Shoptime, o período de promoções acaba nesta sexta (3).
Na C&A (CEAB3), as ofertas já estão disponíveis nas lojas físicas, podendo variar de acordo com a loja, e no site. Os descontos de até 60% em peças sinalizadas estarão disponíveis durante o mês de Janeiro ou até a finalização dos estoques, tanto em loja física, no site ou aplicativo da marca.
O Carrefour tem promoções de até 70% até domingo (5). Compras acima de R$ 199 feitas pelo site têm frete grátis.
Quem deseja aproveitar os saldões de janeiro deve estar atento e tomar alguns cuidados para fazer uma boa compra e não acabar estourando o orçamento. Antes de correr para as lojas, confira dicas dos órgãos de defesa do consumidor, Procon-SP e Proteste.
Veja 10 dicas para melhor aproveitar os saldões de janeiro:
1. Não compre apenas por estar barato
Não se deve comprar um produto só por que ele está barato, pois a mercadoria pode não ter utilidade. Com isso, evita-se as compras por impulso que podem comprometer o orçamento.
2. Pesquise preços
Deve se decidir o que comprar antes de sair de casa, após pesquisar preços. Verifique os valores em sites comparadores de preços, como Zoom ou Buscapé.
3. Fuja das falsas promoções
O consumidor também deve ficar atento a falsas liquidações, pois algumas lojas aumentam os preços antes de aplicar o desconto.
“Pesquise antes os preços em vários estabelecimentos para verificar se não se trata de uma promoção “isca”, ou seja, aquela exposta na vitrine, sem que haja este produto em estoque, mas que serve para o lojista “fisgar” o consumidor para oferecer um produto fora da promoção”, diz a Proteste.
4. Está endividado? Não tem reserva de emergência? Não compre
Você já pensou nas contas de início de ano? Antes de gastar, o consumidor deve ter uma reserva financeira para cobrir despesas como IPVA, IPTU, material e uniforme escolar etc. Tem dívidas? Não aproveite as liquidações. Primeiro resolva sua situação financeira.
5. Pague à vista
Prefira o pagamento das compras à vista. Neste caso, o consumidor consegue barganhar descontos e não fica com o orçamento comprometido com prestações nos próximos meses.
6. Vai financiar? Veja cuidados
Se não for possível pagar à vista e a ideia for fazer um financiamento, leia o contrato com atenção, riscando os espaços em branco. A loja é obrigada a informar os juros cobrados, as taxas embutidas e o total da compra a prazo. Ao receber o boleto, verifique se ele está de acordo com o contrato.
7. Compras sem pressa
Evite fazer as compras de forma apressada. Não deixe de verificar o estado do produto, principalmente aquelas em exposição no caso de produtos de mostruário. Veja se está funcionando direito e se o conteúdo confere com os dados informados na embalagem. Observe se o manual de instruções está em português, o que é obrigatório.
8. Produtos com defeitos
Algumas lojas vendem, na promoção, produtos com pequenos defeitos (roupas com manchas ou descosturadas ou móveis/eletrodomésticos com partes amassadas, por exemplo). Quando o consumidor faz a compra sabendo do defeito, a loja não tem obrigação de dar garantia para esses problemas.
Se o defeito não for conhecido do consumidor, porém, vale o que diz a lei. O prazo para reclamar de defeitos aparentes ou de fácil constatação é de 30 dias (para produtos não duráveis, como alimentos) ou 90 dias (para bens duráveis, como eletrônicos e eletrodomésticos). O lojista pode, primeiro, propor um conserto, que deve ser feito em até 30 dias. Se mesmo assim o problema persistir, o consumidor tem direito à troca do produto, à devolução do valor pago ou a um abatimento no preço. Para evitar surpresas, antes de concluir a compra, solicite ao vendedor que teste os produtos eletroeletrônicos, inclusive aqueles que funcionem a pilha.
9. Veja condições de entrega
Algumas lojas quando promovem liquidações não costumam entregar os produtos. Verifique se o estabelecimento está prestando esse serviço. Essa informação deve ser prestada de maneira clara, antes do fechamento do negócio.
Para ajudar numa eventual reclamação, em caso de descumprimento da oferta, o consumidor deve guardar todos os anúncios e panfletos de promoções.
10. Guarde anúncios e panfletos de promoções
Para ajudar numa eventual reclamação, em caso de descumprimento da oferta, o consumidor deve guardar todos os anúncios e panfletos de promoções.
*Com UOL