Seu Bolso
Investidor ‘milionário’ brasileiro está mais otimista que a média global
Conclusão é da pesquisa “Sentimento do Investidor” relativa ao terceiro trimestre, realizada pelo UBS, que ouviu mais de 4,6 mil pessoas em 18 países
Os investidores brasileiros de alto patrimônio (com, ao menos, US$ 1 milhão em ativos investidos) estão mais otimistas neste terceiro trimestre do que a média global. A conclusão é da pesquisa “Sentimento do Investidor”, realizado pelo UBS Global Wealth Management, que ouviu mais de 4,6 mil pessoas em 18 países.
No terceiro trimestre, a maioria dos investidores brasileiros (73%) se diz otimista com relação à economia do país para os próximos 12 meses, contra 61% na média global. A parcela é maior do que a registrada no trimestre anterior, que era de 71%. Ou seja, aumentou o otimismo do investidor do Brasil.
Esse sentimento positivo é motivado, entre outras coisas, pela expectativa de um aumento do comércio do Brasil com países desenvolvidos, fator citado por 49% dos investidores. Um total de 60% atribui o sentimento favorável à previsão de que uma guerra comercial prolongada entre EUA e China possa ter um efeito positivo no agronegócio brasileiro, e outros 48% apontam o aumento esperado do investimento esperado e público para sustentar o otimismo.
Uma fatia de 45% acredita que haverá uma melhora na economia com o plano do governo de privatizar estatais.
Mercado de ações: sentimento
Já sobre o mercado de ações, o sentimento é ainda mais positivo: 78% dos brasileiros estavam confiantes na sua Bolsa nos próximos seis meses, contra 56% na média mundial.
Em relação às perspectivas para a economia global e para o mercado de ações em geral, o Brasil também bate o mundo, com 67% e 69% dos brasileiros confiantes, respectivamente, ante 53% e 50% da média dos 18 países.
Em termos de preocupações entre os investidores brasileiros, o aumento de impostos e a alta dos custos com saúde lideram, ao serem citados por 75% dos pesquisados, respectivamente, seguido pelo temor de uma guerra comercial global (71%).