Economia Bárbara

Seu Bolso

Agenda econômica da semana: veja o que você precisa acompanhar

Fique por dentro dos principais eventos no Brasil e no mundo, que devem mexer com o mercado financeiro entre esta segunda-feira, 13 de janeiro, e sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

Bárbara Leite

Publicado

em

Após uma semana turbulenta em meio às tensões entre EUA e Irã e receio de um conflito armado no Oriente Médio, uma outra guerra, a comercial, deve prender as atenções dos investidores nesta semana do dia 13 a 17 de janeiro de 2020.

Está previsto para esta quarta (15), a assinatura da tão esperada primeira fase do acordo comercial entre EUA e China. O país asiático “rouba” a cena na semana ainda por outro evento no calendário: a divulgação na quinta (16), do Produto Interno Bruto (soma das riquezas produzidas em um país) do quarto trimestre de 2019.

Leia também: Ibovespa deve chegar aos 150 mil pontos em 2020, estimam analistas e gestores

Nos EUA, membros do Fed (banco central americanos) falam e serão divulgados os números da inflação de dezembro e o Livro Bege, em que os dirigentes do Fed apresentam suas visões para o atual cenário da economia americana.

Leia também: Investidores receiam Warren na Casa Branca: saiba quem pode concorrer contra Trump

O Boletim Focus, que sai toda a segunda-feira pode trazer novidades nesta semana, após a divulgação de dados frustrantes da indústria em novembro e uma inflação acima do esperado em 2019 na semana passada.

Leia também: 2019: ano em que investimentos de risco se deram bem

Na terça saem os dados relativos ao desempenho dos serviços no mesmo mês; na quarta, do varejo.

Segunda-feira (13)

1. Boletim Focus

O Banco Central (BC) divulga, às 8h25, o Boletim Focus, com as projeções de cerca de cem economistas do mercado financeiro para o dólar, PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas em um país), taxa básica de juros, a Selic, e a inflação oficial medida pelo IPCA para 2019 e 2020.

Confira as últimas estimativas do Boletim Focus:

  • Selic: 4,50% (2020)
  • PIB: 1,17% (2019) e 2,30% (2020)
  • IPCA: 4,13% (2019) e 3,60% (2020)
  • Dólar: R$ 4,09 (2020)

2. Membros do Fed discursam

Às 12h, está previsto o pronunciamento do presidente do Fed de Boston, Eric Rosengren. Pelas 14h40, é a vez do presidente do Fed de Atlanta, Raphael Bostic, discursar.

3. Balança comercial do Brasil

Sempre às segunda-feiras, às 15h, é divulgado pelo Ministério da Economia os dados da balança comercial semanal.

Terça-feira (14)

1. Volume de serviços

O IBGE divulga, às 9h, os dados do volume de serviços em novembro, após salto de 1,2% em outubro. O setor é o mais importante do PIB.

2. Membros do Fed falam

Pelas 11h está programado um pronunciamento de John Williams, presidente do Fed de Nova York; às 15h, a presidente do Fed do Kansas, Esther George, vai discursar.

3. Inflação nos EUA

Pelas 10h30, serão divulgados os dados da inflação ao consumidor americano (CPI, na sigla em inglês) de dezembro.

Quarta-feira (15)

1. Assinatura da ‘fase 1’ do acordo comercial entre EUA e China

Os EUA e a China deverão assinar nesta quarta-feira, às 13h30, o acordo de “fase um”, um evento no qual estará presente o presidente dos EUA, Donald Trump, e o vice-primeiro-ministro da China, Liu He. O acordo de “fase um” alcançado no mês passado deverá reduzir as tarifas e impulsionar as compras chinesas de produtos agrícolas, energéticos e manufaturados dos EUA, ao mesmo tempo que deve mexer com algumas disputas sobre propriedade intelectual.

2. Vendas do varejo

O IBGE divulga, às 9h, os dados das vendas de varejo em novembro, após a indústria apresentar dados desanimadores.

3. PIB da Alemanha

Está prevista a divulgação dos dados do PIB alemão de 2019.

4. Dados nos EUA e Livro Bege

Pelas 10h30, será divulgado o Índice Empire State de Atividade Industrial em Nova York, que mede a saúde econômica do setor de fabricação no estado americano, e os preços ao produtor dos EUA. 

Às 16h, é divulgado pelo Fed o Livro Bege, com as considerações sobre o atual cenário da economia americana.

5. Membro do Fed discursa

Às 13h, está programada uma fala do presidente do Fed de Filadélfia, Patrick Harker.

Quinta-feira (16)

1. Prévia do PIB

O Banco Central (BC) divulga, às 9h, o IBC-Br, a chamada prévia do PIB brasileiro, de novembro, após alta de 0,17% em outubro.

2. Inflação de janeiro

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informa às 8h, a inflação de janeiro medida pelo IGP-10. O mercado espera que o dados mostre menos pressão dos preços após a disparada da carne no fim de 2019.

3. Vendas do varejo dos EUA

Os EUA vai divulgar, pelas 10h30, as vendas do varejo de dezembro. Segundo as estimativas dos economistas consultados pela Bloomberg, o indicador deverá ter acelerado 0,3% no último mês do ano.

4. PIB da China

Pelas 23h, a China divulga seu PIB do último trimestre de 2019. No terceiro trimestre do ano, a economia chinesa cresceu 6%, ante 6,2% no trimestre anterior, no crescimento mais lento desde 1992.

Sexta-feira (17)

1. Dado da CNI

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulga os números da capacidade instalada do setor em novembro.

2. Números dos EUA

Os EUA vão anunciar vários indicadores. Tem licenças para a construção às 10h30, dados da produção industrial de dezembro às 11h15, e o Departamento de Trabalho divulga, às 12h, os números da abertura de vagas pelo relatório JOLTS (Job Openings and Labor Turnover) de novembro passado. 

3. Membro do Fed fala

Pelas 11h, o presidente do Fed de Filadélfia, Patrick Harker, volta a se pronunciar.

Publicidade
Subscreva nossa Newsletter!
Cadastre seu e-mail para receber nossa Newsletter com dicas semanais.
Invalid email address

Mais Lidas