Imóveis
Queda da Selic pode inserir 4 milhões de pessoas no mercado imobiliário
Estimativas da Credihome consideram que as taxas para a compra de imóvel vão recuar abaixo de 7,8% ao ano com a redução no juro básico para 5,5%, promovida pelo BC nesta quarta
A queda da taxa básica de juros da economia, a Selic, de 6% para 5,5% ao ano, promovida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) nesta quarta (18), tem potencial para inserir 4 milhões de novos consumidores no mercado imobiliário e levar a uma taxa média de juros no segmento abaixo dos 7,8% ao ano. As projeções são da Credihome, plataforma online de soluções de crédito imobiliário.
“A redução da taxa Selic abre espaço para que novos consumidores tenham acesso ao mercado de crédito imobiliário. Nas nossas estimativas, a cada 0,50 ponto percentual de queda são acrescidos cerca 4 milhões de novos consumidores. Projetamos que com a nova taxa os juros para o consumidor final fiquem entre 7,5% a 7,7% ao ano”, afirma Bruno Gama, CEO (presidente executivo) da Credihome.
As estimativas consideram que a redução da Selic vai diminuir os juros do crédito imobiliário para níveis abaixo de 7,8 % ao ano, e com o crédito mais barato, mais pessoas poderão pegar empréstimo para a compra de imóveis.
De acordo com o executivo, a decisão do Copom reforça os estímulos ao mercado imobiliário que já vem de um movimento de reaquecimento, com as taxas médias para o consumidor final caindo do nível de 11,2% em 2016.
“Certamente, seguiremos com a recuperação já vista no primeiro semestre, com crescimento expressivo nos indicadores de vendas de imóveis acima de dois dígitos e em financiamentos cerca de 30% superior em relação ao mesmo período de 2018”, diz.